Obra conta com cinco baias de ônibus e a implantação de uma faixa dedicada a circulação dos mais de 120 ônibus que circulam por hora na região - Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo
Obra conta com cinco baias de ônibus e a implantação de uma faixa dedicada a circulação dos mais de 120 ônibus que circulam por hora na regiãoDivulgação/Prefeitura de São Gonçalo
Por O Dia
A Secretaria Municipal de Transportes de São Gonçalo inicia o projeto de corredor viário no trecho da Rua Doutor Nilo Peçanha até a Avenida Presidente Kennedy. A obra contará com cinco baias de ônibus e a implantação de uma faixa dedicada a circulação dos mais de 120 ônibus que circulam por hora na região. A previsão de entrega da primeira baia será para o final de Fevereiro de 2020.

A baia, que terá a extensão de 203 metros de comprimento, poderá suportar 10 ônibus simultaneamente, evitando que o tráfego de veículos fique parado enquanto os passageiros precisam entrar ou sair do coletivo. Ela será destinada aos ônibus municipais e intermunicipais. Ainda, terá uma espécie de faixa seletiva onde apenas coletivos poderão utilizar, sem exceção para transportes de aplicativo e táxis.

“Todo o entorno da região onde será implantado o corredor vai ser impactado de maneira positiva no que se refere a mobilidade. O volume de tráfego de coletivos é intenso, então pensamos em criar uma faixa em que apenas eles poderão usufruir. Como temos um espaço da antiga linha férrea ocioso, firmamos um contrato de comodato Estadual, onde todo o lado direito dessa via circularão os ônibus e estarão os recuos. Tivemos mudanças no centro da cidade ao longo dos anos que causaram uma saturação dos pontos de ônibus. Com essa implantação nesse sentido, consequentemente, haverá um impacto das ruas e avenidas do outro lado e desafogando o trânsito em torno do bairro central”, esclarece Abel dos Santos, técnico especializado em trânsito da secretaria municipal de transportes.

Ao todo serão construídas cinco baias na finalização do projeto. A primeira próxima ao Abrigo Cristo Redentor e região do Clube Tamoio, a segunda em frente ao Partage Shopping, a terceira após a Rua Carlos Gianelli, a quarta na altura da entrada do Brasilândia e a última próxima ao Clube Tamoio. Após a construção das baias, serão implantados abrigos, lixeiras, sistemas de iluminação e demais cautelas e sinalizações da área.