"Foi uma experiência incrível. Eu sempre tive o sonho de fazer faculdade no exterior e foi uma preparação para a minha vida. Quero ser cientista da Nasa. Foi minha primeira viagem internacional e, mesmo com a dificuldade de comunicação, é bem legal estar em um outro continente depois de 20 horas de viagem. Eu falaria para outra pessoa que quer o mesmo, para nunca desistir do seu sonho e continuar tentando, se esforçar e acreditar sempre", disse o aluno Thales Sacramento, de 13 anos, que ganhou medalha de bronze.
Para a competição, os estudantes foram separados em três categorias: júnior, intermediário e avançado. As provas da olimpíada mundial ocorreram em três etapas: individual, revezamento e em equipe. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino são Júlia Alves, de 14 anos, e Thales Sacramento, de 13 anos, medalhas de bronze; e Giulie Anne Alencar, 15 anos, e Bento Magno, 11 anos, certificados de excelência.
"Apesar de ser a minha primeira viagem internacional, eu me foquei no que estudei e no meu desempenho até aqui. Mesmo com a prova sendo feita em inglês, só tive que executar os conteúdos que aprendi na escola e manter a concentração. Antes de tudo, teve muita preparação. Sem o meu professor Sérgio eu não teria conseguido essa conquista, então sou muito grata a ele. Se eu tivesse que dar uma dica para quem sonha em vencer competições de matemática, indicaria estudar de verdade, com garra, dar o melhor de si e acreditar que você é capaz", afirmou a estudante Júlia Alves, de 14 anos, que também ganhou medalha de bronze.
Para o professor de matemática da EMOC Doutor Sócrates, Sérgio Carvalho Sampaio, a viagem para a China foi uma conquista de toda a escola e soma muitos pontos para a educação carioca.
"Levar crianças do município do Rio de Janeiro e alcançar esse destaque é algo que me emociona muito como professor e incentivador desses alunos. É reflexo de que vale a pena investir em educação de qualidade", comentou o professor Sérgio.
O trabalho em equipe, um dos eixos a serem executados com os alunos na Olimpíada, foi o diferencial da escola para alcançar o bom resultado.
"Este é o segundo ano que tentamos vagas para a Olimpíada Mundial. Desta vez, viajamos para a competição. Fizemos uma ação com todos os professores de matemática para os estudantes enxergarem a matemática lúdica, do cotidiano, um conhecimento disponível para todos. Fortalecer esse pensamento permitiu que eles se sentissem capazes de conquistar qualquer coisa na vida deles", disse o professor.