Mais de 70% dos cariocas acreditam que organizações sociais ajudam a transformar o mundo em um lugar melhor - Daniel Castelo Branco / Agencia O Dia
Mais de 70% dos cariocas acreditam que organizações sociais ajudam a transformar o mundo em um lugar melhorDaniel Castelo Branco / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - O trabalho das organizações sociais tem um impacto positivo na vida das pessoas. Essa é a opinião dos cariocas, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da cervejaria Ambev: 71% dos entrevistados afirmaram acreditar que as organizações sociais ajudam a transformar o mundo em um lugar melhor. Um número um pouco maior, 73%, afirmou acreditar que as ONGs desenvolvem um trabalho relevante para a sociedade.

Os voluntários que atuam nessas organizações também são bem vistos: 78% dos entrevistados afirmaram acreditar que as entidades precisam deles para realizar seus trabalhos, e 74% afirmaram acreditar que esses voluntários são pessoas preocupadas com a melhoria da sociedade. Os entrevistados também afirmaram acreditar que ser voluntário em uma organização social pode fazer deles uma pessoa melhor (72%).

Apesar dessa imagem positiva, 55% dos cariocas consideram que sabem pouco a respeito das ONGs ainda que existam mais de 800 mil ONGs no Brasil segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); 67% acreditam que podem colaborar com as ONGs como voluntários e 46% afirmaram colaborar pessoalmente com alguma instituição.
Mais de 70% dos cariocas acreditam que organizações sociais ajudam a transformar o mundo em um lugar melhor - Divulgação
Publicidade
A maior parte dos entrevistados acredita que pode contribuir com doações de material como roupa, comida e brinquedos (62%); fazendo doações em dinheiro (60%) e divulgando o trabalho delas (50%). 37% acreditam que fazendo contribuições como voluntários é a forma mais relevante de contribuir com trabalhos de ONGs.

“As organizações sociais são grandes motores para fazer do mundo um lugar melhor. Com um maior envolvimento e apoio de todos nós, cidadãos, empresas e governo, o impacto positivo dessas organizações pode ser transformador e ultrapassar muitas barreiras”, comenta Carlos Pignatari, gerente de Impacto Social na Cervejaria Ambev.

Entre os setores de atuação, o carioca acredita que a educação (80%) é onde as ONGs podem atuar, além de Meio Ambiente (76%), Direitos Humanos (76%), Cultura (76%) e Saúde (74%). Entre as áreas em que as entidades podem ser mais importantes, 34% acreditam que é na educação; 17% dizem que é na saúde; e 15% acreditam na atuação nos Direitos Humanos.

Cervejaria Ambev e voluntariado

Por meio do VOA, a Ambev não só capacita as organizações sociais, como também incentiva o voluntariado entre seus funcionários e consumidores. As aulas e mentorias do programa são dadas por funcionários da Ambev que se voluntariam para doar tempo e conhecimento para as participantes, transmitindo conceitos de gestão de orçamento, planejamento estratégico, captação de recursos, estabelecimento de metas e indicadores.

Além disso, a cervejaria também disponibiliza vagas de voluntariado nas organizações sociais participantes para os consumidores, por meio do site www.ambev.com.br/voa/. “Mais do que compartilhar nossos conhecimentos em gestão, também ajudamos novos voluntários em todo o Brasil a apoiarem as organizações e defenderem as causas com que se identifiquem. Assim, todo mundo vai ser parte da mudança que quer ver”, conclui Pignatari.

Em 2018, primeiro ano do programa, 185 organizações sociais de todo o Brasil, selecionadas entre quase 2 mil inscritas, receberam consultoria personalizada. Foram quase 200 voluntários que dedicaram 24 mil horas para ajudar as organizações a impactarem cerca de 2 milhões de pessoas. Em 2019, 71 novas organizações se juntaram ao programa, ampliando o seu impacto para mais de 5 milhões de pessoas nas comunidades em que essas organizações atuam.