Aplicativo lançado pela Fiocruz vai ajudar no combate à violência LGBTI

App Dandarah será lançado pela Fiocruz no dia 18. Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, diz ONG Internacional Transgender Europe

Por

LGBT
LGBT -
No intervalo do trabalho, durante um lanche em um shopping, na Baixada Fluminense, o cabeleireiro Wando Tostas, de 57 anos, escutou de seguranças que não era bem-vindo no local. O motivo é que ele estava vestido de Mamãe Noel. Na ocasião, há três anos, Wando não conseguiu nem que um carro da Polícia Militar fosse ao local. Para ele, a situação seria diferente se o aplicativo Dandarah já existisse.

O App deverá ajudar à população LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais, homens trans e Intersexos) se informar, denunciar, registrar, enfrentar e evitar diversas formas de violência. Ele será lançado pela Fiocruz, no próximo dia 18. O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, segundo a ONG Internacional Transgender Europe.

O Dandarah vai permitir também que o usuário acione um botão de pânico, quando ele se encontrar em situação de risco. Uma vez acionado, o App mobilizará até cinco contatos, previamente cadastrados, e de confiança da pessoa. Além disso, a ferramenta vai disponibilizar um mapa que irá mostrar os lugares seguros da região para o público LGBTI.

"Fui cercado por mais de 15 seguranças do shopping. Apenas agora, a Polícia Civil me procurou. Então, pedi para arquivar. Se essa plataforma já existisse, com certeza, teria acionado o botão de pânico", disse Wando.

Segundo Bruna Benevides, secretária de Articulação Política da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a ferramenta é colaborativa. "As pessoas vão se sentir parte do projeto. O mapa que apontará os locais seguros, por exemplo, será construído, aos poucos, pelos usuários do App", explicou.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Rio, 03/12/2019 - ESPECIAL - Cardeno especial sbre a cidade de Tres Rios. Fabrica da GE. Foto: Ricardo Cassiano/Agencia O Dia Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Rio, 25/11/2019, Concurso Drag Star, Foto de Gilvan de Souza / Agencia O Dia Fotos de Gilvan de Souza
STRESS ARTE KIKO
LGBT ARTE O DIA SOBRE IMAGEM DE DIVULGAÇÃO

Comentários