Museu do Amanhã já recebeu mais de 4 milhões de visitantes -  Cléber Mendes/Arquivo/Agência O Dia
Museu do Amanhã já recebeu mais de 4 milhões de visitantes Cléber Mendes/Arquivo/Agência O Dia
Por O Dia
Rio de Janeiro - Inaugurado em dezembro de 2015, o Museu do Amanhã completa este mês quatro anos na cidade do Rio de Janeiro com a marca de quatro milhões de visitantes. Para comemorar vai inaugurar uma mostra sobre sua história no dia 17 e promover atividades gratuitas para o público nos dias 14 e 15 de dezembro. Além disso, a partir do dia 17 de dezembro, o visitante terá novidades no aplicativo do museu, com audioguias, audiodescrições e vídeo em libras. A exposição de longa duração também ganhará atualizações, a partir de janeiro, nos interativos da IRIS+ e do jogo da pegada ecológica.
Tendo a diversidade como tema transversal, em 2020 o museu tratará de quatro macro-temas: Baía de Guanabara, Mares e Oceanos, Comunidades e Cidades e Emergência Climática e Amazônia. A previsão é que este último dê vida a uma exposição temporária, que já está em fase de pesquisa e tem um time de consultores, liderado pelo cientista Paulo Artaxo.

Inovações

Para se tornar ainda mais acessível, uma nova versão do aplicativo do Museu do Amanhã trará novos audioguias da exposição principal, com depoimentos inéditos e linguagens dinâmicas, que poderão ser conferidas pelo celular do visitante – antes, ele precisava usar um tablet do museu, que deveria ser entregue ao fim da visita. Desta vez, as explicações atenderão tanto ao público geral quanto ao público com deficiência (cegos e surdos), com audiodescrições e videodescrições em libras.

O jogo da “Pegada Ecológica", o mais acessado da exposição de longa duração, também será atualizado em 2020. A partir de informações cedidas pelo visitante, como meio de transporte, alimentação e moradia, entre outros, o interativo analisa o impacto do estilo de vida sobre o meio ambiente. O usuário também pode escolher entre o perfil do brasileiro ou de outros países, dependendo de onde ele mora.

Programação Gratuita de Aniversário - 4 anos do Museu do Amanhã

14 de dezembro

11h | Oficina de Compostagem | Terreiro de Curiosidades

Os participantes conhecem um minhocário em funcionamento e aprendem como reproduzi-lo em casa. Conduzida pelo fundador do Ciclo Orgânico, Lucas Chiabi, a atividade mostra que é possível aproveitar os resíduos e minimizar a quantidade de lixo produzido.

15h | Aula de Yoga | Lounge

A prática da Yoga ajuda na respiração e aprimora a percepção e o controle do próprio corpo. Atividade é comandada pela professora Gunatiita, iniciada em meditação pelos monges de Ananda Marga, fundadora da organização UNA Meditação e idealizadora do Rio Desperta.

15 de dezembro

10h e 11h | Fabulosos - Brincadeiras, Arte e Cultura | Observatório

O projeto Fabulosos - Brincadeiras, Arte e Cultura, por meio de uma atividade de recreação diferenciada e criativa, permite que a criança entre em um mundo imaginário e lúdico. Nele, objetos ganham vida, músicas são transformadas em ações corporais e estórias aproximam as pessoas. A atividade busca resgatar músicas tradicionais, cantigas de roda e valores culturais com muita alegria e imaginação estimulando o lado criativo de cada criança, contribuindo para o seu desenvolvimento e promovendo a socialização entre elas e entre elas e os adultos.

16h30 | Ensaio aberto do bloco Orquestra Voadora | Área externa

O bloco carnavalesco Orquestra Voadora esquenta os tamborins na área externa do Museu do Amanhã.