Sem estresse no Réveillon

Cariocas e turistas devem ficar atentos para evitar transtornos durante as comemoração de Ano Novo

Por

Valores venais, com base nos preços de mercado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), servem de cálculo para o IPVA
Valores venais, com base nos preços de mercado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), servem de cálculo para o IPVA -

Rio - Doze palcos espalhados por oito bairros. A festa de Réveillon promete agitar cariocas e turistas hoje à noite. E para curtir sem contratempos a chegada de 2020, O DIA preparou um guia com todas as informações de transporte, limpeza e segurança na cidade.

Em Copacabana, onde são esperadas três milhões de pessoas, a operação da prefeitura começa com o bloqueio da pista da Avenida Atlântica, às 7h. A via será totalmente interditada às 17h. A partir das 19h30 serão fechados os acessos do bairro para carros. Ônibus de linhas regulares e táxis terão acesso permitido até 22h. A reabertura das ruas acontece só às 5h do dia 1º, exceto a Avenida Atlântica, que permanecerá com interdições até às 18h.

A operação de tráfego, que também engloba interdições no Flamengo, Botafogo, Ipanema, Leblon e Lagoa, contará com a participação de 700 agentes, entre controladores da CET-Rio e a Guarda Municipal. A orientação é usar o transporte público.

Supervia

Na SuperVia serão oferecidas viagens extras na madrugada do dia 1º. As composições para o ramal Japeri partirão às 2h20, 3h, 4h e 5h. Já as viagens com destino ao ramal Santa Cruz serão realizadas às 2h40, 3h30, 4h30 e 5h30. Para o ramal Saracuruna, os trens irão partir às 3h30 e 5h. As estações Central do Brasil e Madureira estarão abertas para embarque a partir das 1h50 e 2h20, respectivamente. A CCR Barcas vai operar com grade especial nas linhas Araribóia e Charitas, com saídas a cada 30 minutos.

Metrô

No metrô, único meio de transporte que dará acesso a Copacabana após as 22h de hoje, a operação especial começa às 19h, quando apenas serão aceitos os cartões especiais, esgotados ontem — exceto para embarque nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde serão aceitos cartões do MetrôRio e RioCard até às 23h59m.

Entre 0h e 7h do dia 1º, o embarque de passageiros será realizado só nas estações Jardim Oceânico, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, exclusivamente com o cartão de Réveillon. As demais unidades do sistema ficarão abertas só para desembarque. As estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete ficarão fechadas de 7h do dia 1º até às 5h do dia 2.

Policiamento

Em relação à segurança, 2.049 policiais militares e 1.774 guardas municipais atuarão no patrulhamento da Praia de Copacabana. Para a identificação de crianças serão distribuídas hoje pulseiras pela Guarda Municipal — de 14h às 18h, na Avenida Atlântica, altura da Avenida República do Peru. A limpeza da praia será feita por 1.202 garis da Comlurb e 800 banheiros químicos serão disponibilizados ao longo da orla para o público.

A queima de fogos em Copacabana vai durar 14 minutos e o espetáculo no céu estará sincronizado com uma trilha sonora de música clássica, funk, MPB e samba.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Valores venais, com base nos preços de mercado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), servem de cálculo para o IPVA Reprodução
Réveillon de Copacabana Alexandre Brum / Agência O Dia

Comentários