Carnaval já anima ruas e quadras no Rio

xxx

Por Marina Cardoso

Os ensaios da escola Mocidade Independente de Padre Miguel estão programados para acontecer todos os domingos até o Carnaval
Os ensaios da escola Mocidade Independente de Padre Miguel estão programados para acontecer todos os domingos até o Carnaval -

Abram alas, pois no Rio o pré-Carnaval já começou. Escolas de samba do Grupo Especial já retomaram os trabalhos passada a virada de ano e realizam ensaios técnicos de rua e na quadra ao longo deste mês e de fevereiro. É uma oportunidade para o público sentir de perto o clima das agremiações. 

A Estação Primeira de Mangueira, atual campeã do Carnaval carioca, começa hoje uma série de eventos como preparação para a competição deste ano. Na quadra, foliões podem aproveitar o Primeiro Grito de Carnaval da Verde e Rosa, a partir das 21h. Além disso, a Verde e Rosa realiza ensaios técnicos na quadra e na rua. Os encontros acontecerão às quinta-feiras e domingo. 

A porta-bandeira Squel Jorgea destaca que os ensaios de rua são ótimos para trabalhar a resistência e ajustar os tempos de apresentação do quesito para o desfile. "É na rua que começamos a avaliar se o tempo está dentro do esperado, junto com com o andamento da bateria. Além do contato com a comunidade, para nos dar apoio e incentivo", afirma.

Já Unidos do Viradouro, segunda colocada no carnaval do ano passado, ensaia toda terça-feira, na quadra da agremiação, a partir das 19h. Já os ensaios de rua serão todo domingo, às 18h. 

A Estácio de Sá, que neste ano volta a desfilar na elite do carnaval carioca, inicia os ensaios de rua no dia 6. Os encontros serão toda segunda-feira. Também haverá no dia 10 ensaio com samba, com apresentação de todo elenco de bateria, passistas e demais alas. 

A Unidos da Tijuca promoverá os ensaios de rua às quinta-feiras, às 20h, com concentração na quadra da escola, no Santo Cristo. A Mocidade Independente de Padre Miguel promove ensaio de rua amanhã, às 18h, com todos os segmentos.

 

Novidade na Intendente Magalhães

O próximo Carnaval da Intendente Magalhães, em Campinho, terá novidade. A Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil (Liesb) anunciou que duas agremiações — a campeã e a vice de 2020 — do Grupo Especial (antigas séries B e C) vão subir para a Série A, que desfila na Marquês de Sapucaí. E duas escolas do Grupo de Acesso descem para a Intendente.

A mudança foi aprovada em plenário durante reunião entre as agremiações da Liesb e foi incluída no regulamento. A decisão também foi acertada com o presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), responsável pela Série A, Wallace Palhares. "As escolas demonstraram que estão satisfeitas com a decisão", afirmou. 

Para o presidente da Liesb, Clayton Ferreira, a mudança é positiva. "A decisão foi uma demonstração de amor ao Carnaval e é mais justa. Foi tudo acertado com a Riotur, que deu uma resposta positiva", disse.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários