SuperVia distribui de graça mais de 130 mil bilhetes em papel moeda que deverão ser trocados nas bilheterias e utilizados até o dia 31 de janeiro - Estefan Radovicz / Agência O Dia
SuperVia distribui de graça mais de 130 mil bilhetes em papel moeda que deverão ser trocados nas bilheterias e utilizados até o dia 31 de janeiroEstefan Radovicz / Agência O Dia
Por Thuany Dossares
Rio - A SuperVia e a Defensoria Pública do Rio (DPRJ) estão realizando, desde as 6h desta terça-feira, a distribuição gratuita de mais de 130 mil bilhetes de passagem de trem, exclusivamente nos ramais de Japeri, Deodoro, Santa Cruz e Saracaruna, das zonas Norte e Oeste do Rio, e da Baixada Fluminemse. A ação, que começou sendo realizada em 17 estações, segue ainda em nove na tarde de hoje.
Segundo a concessionária, até as 11h, ainda haviam bilhetes a serem distribuídos nas estações Engenho de Dentro, Madureira e Deodoro, do Ramal Deodoro, nas estações Campo Grande e Paciência, do Ramal Santa Cruz, nas estações Nova Iguaçu e Queimados, do Ramal Japeri, e em Gramacho e Saracuruna, do Ramal Saracuruna.

Os postos de distribuição estão dentro das estações, ao lado das bilheterias, e cada usuário tem direito a dois tíquetes. As passagens serão dadas aos passageiros apenas hoje, até acabarem os 130.435 bilhetes.

Essa distribuição foi fruto de um acordo firmado entre a SuperVia e a Defensoria Pública, em dezembro de 2019, para indenizar os usuários da plataforma, que de alguma maneira foram lesados com a retirada de circulação de 40 trens do consórcio chinês CRRC, que apresentaram defeitos de fabricação, em novembro do ano passado.

A Defensoria garantiu a indenização coletiva e social por danos morais de R$ 600 mil e o valor previsto no documento foi revertido em passagens.

Responsável pelo acordo, a defensora pública Patrícia Cardoso, do núcleo de defesa do consumidor, acompanhou o início da ação na manhã desta terça. "Foi ótima, eles cumpriram exatamente o que acordamos", avaliou.