Chuva causa alagamentos na cidade - Divulgação
Chuva causa alagamentos na cidadeDivulgação
Por O Dia
Rio - O Rio entrou em estágio de mobilização às 3h27 desta sexta-feira por conta do grande volume de chuva que atingiu a cidade durante a madrugada. Há previsão de chuva moderada a forte ao longo do dia. A máxima hoje não passa dos 29 graus e o fim de semana será de tempo chuvoso. 
De acordo com o Alerta Rio, o alerta de chuva moderada a forte, com ventos moderados a fortes, é válido para as próximas seis horas no município. As pancadas de chuva começaram ainda durante a madrugada e os reflexos surgem na manhã desta sexta-feira, com bolsões d'água, alagamentos e quedas de árvore. 
Publicidade
Choveu na Tijuca, em São Cristóvão, Laranjeiras, Santa Cruz, e no Centro do Rio. Em Campo Grande, a chuva caiu muito forte às 4h40, assim como em Bangu, entre 6h30 e 6h45, e Ilha do Governador, entre 7h e 7h30, segundo registro do sistema de meteorologia Alerta Rio.
Há bolsões d'água na Avenida Brasil, nas alturas do Caju e do Instituto Nacional de Traumatologia (Into). Equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Secomserma) e da Comlurb trabalham nos locais. A CET-Rio orienta o tráfego.
Publicidade
No Centro, existe um ponto de alagamento na pista central da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, na altura da Cidade Nova. Funcionários da Comlurb também trabalham no local para escoar a água.  
Uma árvore caiu na Rua das Laranjeiras, no bairro de mesmo nome, na Zona Sul, na altura da Rua Soares Cabral. O trânsito chegou a ficar parcialmente interditado, mas a via já foi totalmente liberada. 
Publicidade
As pistas molhadas também podem provocar acidentes e os motoristas devem ficar atentos. Na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, dois acidentes com carro de passeio ocorreram no sentido Grajaú. O Centro de Operações Rio (COR), pede para os condutores redobrarem a atenção e diminuam a velocidade.
O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido a chuva e/ou outros fatores.
Publicidade
RECOMENDAÇÕES
- Siga sua rotina;
- Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações.
- Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
- Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito!
- Baixe o aplicativo do COR, disponível em Android (http://bit.ly/appcor_android) ou iOS: (http://bit.ly/appcor_ios )
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Fim de semana será de chuva
Publicidade
A chuva que cai na cidade do Rio vai permanecer durante todo o fim de semana. No sábado, tem previsão de chuva fraca a moderada a qualquer hora do dia, com céu encoberto. A mínima é de 21 e a máxima não passa dos 28 graus. 
No domingo, há possibilidade da chuva dar uma trégua ao longo do dia, com pancadas fracas somente durante a madrugada. Entretanto, não deve dar praia: o céu ficará encoberto e nublado, com máxima de 30 graus.