Cartaz em salão na Tijuca avisa: agentes são recebidos com água e café - Cléber Mendes
Cartaz em salão na Tijuca avisa: agentes são recebidos com água e caféCléber Mendes
Por Bruna Fantti e Waleska Borges

As operações do Segurança Presente reduziram os principais índices de criminalidade, como roubos a pedestres e de celulares, além dos casos no comércio. Levantamento da Secretaria de Estado de Governo indica queda nos números em pelo menos 11 das 19 bases. As análises consideraram os meses de julho a outubro do ano passado, comparados ao mesmo período de 2018.

Um dos melhores resultados, baseado em dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), está na Tijuca, que recebeu o programa em janeiro do ano passado. Houve 91% de redução a roubos de celulares: 23 em 2018, contra dois em 2019. Ainda houve redução de 83% a roubos de lojas. Nessa modalidade foram registrados seis casos em 2018 contra somente um em 2019. Os roubos a pedestres caíram 48%, passando de 21 para 11 registros.

"Melhorou muito, principalmente os furtos que são praticados a pé, de bicicleta, moto ou em bando", disse o porteiro Nilton José.

O jornalista Otávio Freitas reforça os elogios. "Melhorou consideravelmente a segurança, espero que o projeto continue".

Em Laranjeiras, que conta com o programa desde setembro passado, a operação também apresentou bons resultados. A queda dos registros chegou a 73% no roubo a transeuntes, sendo 11 em 2018 e três casos em 2019. Também houve queda de 60% no roubo de celular: foram cinco em 2018 e dois no ano passado.

SEGURANCA - ARTE O DIA

Outras nove bases apresentaram bons índices
Publicidade
Os assaltos de rua também registraram quedas nas bases de Ipanema, Nova Iguaçu, Bangu, Botafogo, Niterói, Centro, Aterro, Leblon e Méier. "Os excelentes resultados são a prova de que o policiamento constante nas ruas inibe a ação dos bandidos. O Segurança Presente devolveu aos moradores o direito de ir e vir", avaliou o secretário de Governo, Cleiton Rodrigues.
Entre janeiro de 2019 e o mesmo mês deste ano, foram feitas 3.607 prisões em flagrante, 1.607 capturas de foragidos e 41.073 atendimentos sociais. Os agentes patrulham as áreas de 8h às 20h, em trios a pé, de moto e de bicicleta.
Publicidade
O camelô Edvaldo da Costa Leite, morador de Laranjeiras, diz que a operação foi bem-sucedida. "Melhorou muito! Antigamente, aqui era cheio de pivetes. Quem comete crimes agora são só os 'desavisados', que acabam presos".
Jessica Cristina, 28 anos, promotora de merchandising, trabalha há 4 anos na região, e comenta: "Ter a operação já faz com que eu me sinta mais segura, apesar de nunca ter sido assaltada".
Publicidade
Você pode gostar
Comentários