Rio tem programação especial em homenagem a São Sebastião

Fiéis farão procissão pelo padroeiro da cidade e haverá celebrações na Portela e Tuiuti

Por Juliana Pimenta

Tradicionais missas em homenagem ao padroeiro ocorrerão de hora em hora na Igreja dos Capuchinhos
Tradicionais missas em homenagem ao padroeiro ocorrerão de hora em hora na Igreja dos Capuchinhos -

Enquanto muitos cariocas vão aproveitar o feriado de amanhã para viajar, uma parte da população faz questão de ficar no Rio para celebrar o dono da festa: São Sebastião, padroeiro da cidade. As comemorações começam com as tradicionais missas em homenagem ao santo, a partir das 5h da manhã - e após, de hora em hora -, no Santuário Basílica de São Sebastião (Capuchinhos), na Tijuca.

Às 16h, a procissão sai do santuário em direção à Catedral Metropolitana, na Lapa, passando pelas ruas Haddock Lobo, Estácio de Sá, Frei Caneca, Túnel Martins de Sá, Avenida Henrique Valadares, Rua da Relação e Av. República do Chile.

Para a segurança em todo o trajeto, a Guarda Municipal montou esquema especial com um total de 75 agentes (sendo 28 de trânsito).

Também na segunda-feira, às 7h30, será realizada, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul, a tradicional Corrida de São Sebastião.

 

Festa nas escolas

Enredo

As celebrações também acontecem na quadra da Paraíso do Tuiuti, em São Cristóvão. A escola que, neste ano, homenageia o santo em seu enredo, fará o 'Cozido de São Sebastião', com entrada gratuita. O evento, que começa às 14h com uma missa, terá apresentação de todas as musas da Tuiuti e atrações como Chacal do Sax, Art Junior, Luiz Camilo, Grupo RDP, e DJ Pescoço.

Homenagem portelense

Já a Portela vai fazer uma festa com alvorada, missa, carreata e bolo. A agremiação preparou uma programação para celebrar São Sebastião, que também é padroeiro da bateria Tabajara do Samba e da agremiação. As comemorações começam às 5h, na quadra. Às 9h haverá missa, seguida de carreata até a Paróquia São Sebastião, em Bento Ribeiro.

No retorno à quadra, a festa continua com almoço e bolo. A entrada é franca. No fim da tarde, a escola promoverá uma feijoada com shows dos grupos Quintal da Portela e Galocantô, com ingressos a R$ 15, em Madureira.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários