Frequentadores acompanharam o nascimento das tartarugas-cabeçudas - Divulgação/SMMA
Frequentadores acompanharam o nascimento das tartarugas-cabeçudasDivulgação/SMMA
Por RENAN SCHUINDT

O nascimento de 39 tartarugas-cabeçudas na última sexta-feira, na Barra da Tijuca, ficará eternizado nas areias da praia da Zona Oeste. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende instalar no local uma placa com fotos e curiosidades, além da história de sobrevivência da espécie. Afinal, a desova não é comum no Rio, mas no Norte Fluminense. A cerca que protegia o ninho será desinstalada hoje, uma vez que a 'família' já voltou para o mar. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Bernardo Egas, ainda não há data para a instalação da placa. "Mas vamos aproveitar o momento para ensinar as crianças e relembrar os adultos como é importante cuidar do meio ambiente. Embora não seja comum essas tartarugas colocarem seus ovos por aqui, o fato indica que as condições estavam propícias", contou.

O ninho, com 139 ovos, foi identificado em novembro passado e monitorado diariamente por biólogos do Projeto Aruanã, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Segundo a bióloga Suzana Guimarães, coordenadora do Projeto Aruanã, o final do ano é o auge da temporada de desova da tartaruga-cabeçuda no Norte Fluminense. "Mas essa fêmea, em rota migratória, acabou fazendo um ninho na cidade do Rio, provavelmente porque parte dos ovos já estavam maduros durante sua jornada", informou.

Você pode gostar
Comentários