Projeto visa estreitar a relação entre as gestantes e seus bebês - Divulgação
Projeto visa estreitar a relação entre as gestantes e seus bebêsDivulgação
Por Julia Noia*

A arte se faz presente na maternidade do Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Desde novembro do ano passado, as futuras mamães atendidas na unidade de saúde recebem uma pintura na barriga, reproduzindo as imagens dos bebês vistas na ultrassonografia. O objetivo é mostrar a posição das crianças, gerando um laço a mais no vínculo materno. Desde que foi criado, o programa já contemplou 30 gestantes. Hoje ocorre mais uma edição do projeto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o programa prioriza as gestantes que já estão internadas no Rocha Faria ou que conseguiram agendar uma visita à unidade, a partir do Projeto Cegonha Carioca. Ainda segundo a pasta, a pintura pode ser feita em qualquer período da gravidez.

Para evitar surpresas, todo cuidado é pouco com as gestantes. Não por acaso, as enfermeiras do projeto utilizam somente tinta e lápis específicos para não provocar reações alérgicas. O processo demora meia hora, mas, a cada passo, os pais acompanham e ajudam a colocar um toque pessoal na arte.

"A dinâmica envolve pais e familiares, desde a escolha do desenho, cor das tintas até a pintura. Assim é possível ver a felicidade tomar conta de todos", explica Sônia Gonçalves, enfermeira responsável pelas pinturas nas mamães. Ela acrescenta que, ao mostrar o posicionamento dos órgãos do bebê para a mãe, a maternidade humaniza e aproxima ainda mais mães e filhos.

As gestantes, por sua vez, aplaudem a iniciativa. "Foi um momento mágico ver o desenho da Allycia no meu ventre. Parece que ela também gostou, ficou animada dentro da barriga", comentou Luciene Diniz, grávida de oito meses.

Gravidez humanizada
Publicidade
Desde 2011, o Projeto Cegonha Carioca, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, procura apresentar a humanização dos cuidados com grávidas e seus filhos na rede pública de saúde, com acompanhamento desde o pré-natal até o parto. O objetivo da iniciativa é reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização de exames pré-natal. 
Além do acompanhamento de exames, o projeto garante que as gestantes descubram em qual maternidade da rede pública terão seus bebês. Com isso, no último trimestre de gravidez, elas realizam visitas para conhecer o local, além de participarem de atividades educativas e, no final, ganham o Enxoval Cegonha. 
Publicidade
Na hora do parto, as futuras mães podem contar com transporte cegonha, ambulância que garante a chegada segura da gestante à maternidade. Para acionar o auxílio, basta entrar em contato com o Centro de Operações Rio.
* Estagiária sob orientação de Gustavo Ribeiro
Você pode gostar
Comentários