Vigilância Sanitária abre cursos gratuitos nas áreas de saúde e nutrição

São quase 40 opções, como as aulas para profissionais de unidades de alimentação de hospitais particulares

Por O Dia

Novo espaço da Superintendência de Educação (Sipe), um casarão no Humaitá, abrigará grande parte dos cursos oferecidos este ano
Novo espaço da Superintendência de Educação (Sipe), um casarão no Humaitá, abrigará grande parte dos cursos oferecidos este ano -

Rio - A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio está com vagas abertas para cerca de 40 cursos de capacitação. Entre eles, o de manipulação de alimentos, obrigatória a todos os que trabalham no segmento, inclusive ambulantes. Há ainda oferta de aulas de qualificação para as áreas de saúde (como clínicas, consultórios e farmácias), embelezamento (manicures, massagistas, barbearias e tatuadores, entre outros) e zoonoses, como clínicas veterinárias e pets. As capacitações duram, em média, três horas. Mais informações no site da subsecretaria: www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria.

Os cursos são ministrados por servidores com experiência em cada área, sendo que os profissionais treinados em higiene na manipulação de alimentos e em boas práticas sanitárias de embelezamento recebem uma carteira oficial da capacitação. Já os alunos das demais turmas têm direito a certificado de participação.
As ações educativas estão entre as prioridades da Vigilância que, nos últimos três anos, qualificou quase 60 mil pessoas. Em 2019, o número de cursos chegou a 36, com um aumento expressivo da capacitação de trabalhadores das áreas de produtos relacionados à saúde humana e animal, com novidades como farmácias de manipulação, controle de vetores e pragas urbanas e o de adequação de servidores ao primeiro Código Sanitário do Município, implantado no ano passado.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail geducavisa@gmail.com.

Nova sede

A maioria das aulas acontece no auditório da nova sede da Superintendência de Educação (Sipe), na Rua Maria Eugênia, 148, no Humaitá, Zona Sul do Rio. O local tem capacidade para 70 pessoas e reforça a intenção da instituição em investir em cursos de capacitação. Ainda este ano, o espaço deverá ganhar um polo de Educação a Distância (EAD) para a qualificação de servidores não só da Vigilância do Rio, como de outros municípios e até estados do Brasil.
Confira a agenda de cursos de boas práticas sanitárias em estética e embelezamento (cabeleireiros, manicures e esteticista, entre outros), sempre das 9h às 12h.
- Complexo Zona Sul (Avenida Pasteur, 44, Botafogo)
Boas Práticas Sanitárias em Estética e Embelezamento, no dia 13/01; Higiene e Manipulação de Alimentos, dias 17, 24 e 31/01.
- Penha (Avenida Nossa Senhora da Penha, 42, 3º andar)
Higiene e Manipulação de Alimentos, dia 24/01; Boas Práticas Sanitárias em Estética e Embelezamento, dia 27/01.
- Madureira (Rua Manoel Martins, 53)
Higiene e Manipulação de Alimentos, dias 17 e 31/01 e Boas Práticas Sanitárias em Estética e Embelezamento, dia 10/02.
- Barra da Tijuca (Avenida Ayrton Senna, 2.001, Bloco C)

Higiene e Manipulação de Alimentos, dias 16, 22 e 29/01; Boas Práticas Sanitárias em Estética e Embelezamento, dia 28/01.

- Complexo Zona Oeste (Poupa Tempo, Bangu Shopping)

Higiene e Manipulação de Alimentos, dias 17, 24 e 31/01; Boas Práticas Sanitárias em Estética e Embelezamento, dia 21/01.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários