Novo espaço da Superintendência de Educação (Sipe), um casarão no Humaitá, abrigará grande parte dos cursos oferecidos este ano - Divulgação/Nelson Duarte
Novo espaço da Superintendência de Educação (Sipe), um casarão no Humaitá, abrigará grande parte dos cursos oferecidos este anoDivulgação/Nelson Duarte
Por O Dia

Rio - A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio está com vagas abertas para cerca de 40 cursos de capacitação. Entre eles, o de manipulação de alimentos, obrigatória a todos os que trabalham no segmento, inclusive ambulantes. Há ainda oferta de aulas de qualificação para as áreas de saúde (como clínicas, consultórios e farmácias), embelezamento (manicures, massagistas, barbearias e tatuadores, entre outros) e zoonoses, como clínicas veterinárias e pets. As capacitações duram, em média, três horas. Mais informações no site da subsecretaria: www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria.

Os cursos são ministrados por servidores com experiência em cada área, sendo que os profissionais treinados em higiene na manipulação de alimentos e em boas práticas sanitárias de embelezamento recebem uma carteira oficial da capacitação. Já os alunos das demais turmas têm direito a certificado de participação.
Publicidade
As ações educativas estão entre as prioridades da Vigilância que, nos últimos três anos, qualificou quase 60 mil pessoas. Em 2019, o número de cursos chegou a 36, com um aumento expressivo da capacitação de trabalhadores das áreas de produtos relacionados à saúde humana e animal, com novidades como farmácias de manipulação, controle de vetores e pragas urbanas e o de adequação de servidores ao primeiro Código Sanitário do Município, implantado no ano passado.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail geducavisa@gmail.com.
Publicidade
Nova sede
A maioria das aulas acontece no auditório da nova sede da Superintendência de Educação (Sipe), na Rua Maria Eugênia, 148, no Humaitá, Zona Sul do Rio. O local tem capacidade para 70 pessoas e reforça a intenção da instituição em investir em cursos de capacitação. Ainda este ano, o espaço deverá ganhar um polo de Educação a Distância (EAD) para a qualificação de servidores não só da Vigilância do Rio, como de outros municípios e até estados do Brasil.
Publicidade
Confira a agenda de cursos de boas práticas sanitárias em estética e embelezamento (cabeleireiros, manicures e esteticista, entre outros), sempre das 9h às 12h.
- Complexo Zona Sul (Avenida Pasteur, 44, Botafogo)
Publicidade
Boas Práticas Sanitárias em Estética e Embelezamento, no dia 13/01; Higiene e Manipulação de Alimentos, dias 17, 24 e 31/01.
- Penha (Avenida Nossa Senhora da Penha, 42, 3º andar)
Publicidade
Higiene e Manipulação de Alimentos, dia 24/01; Boas Práticas Sanitárias em Estética e Embelezamento, dia 27/01.
- Madureira (Rua Manoel Martins, 53)
Publicidade
Higiene e Manipulação de Alimentos, dias 17 e 31/01 e Boas Práticas Sanitárias em Estética e Embelezamento, dia 10/02.
- Barra da Tijuca (Avenida Ayrton Senna, 2.001, Bloco C)

Higiene e Manipulação de Alimentos, dias 16, 22 e 29/01; Boas Práticas Sanitárias em Estética e Embelezamento, dia 28/01.

- Complexo Zona Oeste (Poupa Tempo, Bangu Shopping)

Higiene e Manipulação de Alimentos, dias 17, 24 e 31/01; Boas Práticas Sanitárias em Estética e Embelezamento, dia 21/01.
Você pode gostar
Comentários