Por

As visitas dos pets têm efeito positivo na saúde emocional, física, social e cognitiva dos idosos. A constatação é da diretora da URS e psicóloga, Mônica Cavalcanti. Segundo ela, o apoio dos animais fortaleceu vínculos afetivos, melhorando a qualidade de vida dos idosos.

"A presença dos pets soma muito para a qualidade de vida dos idosos, que encontram um momento de descontração, felicidade, relaxamento e, consequentemente, a diminuem o sentimento de solidão, ansiedade e depressão, além de transtornos psicossociais", explica a diretora.

Ainda conforme Mônica, o apoio dos animais fortaleceu vínculos afetivos, o que melhorou a rotina desse grupo social. "As visitas também ajudam a evitar que se isolem, bem como trabalham suas questões afetuosas", avalia.

Segundo a diretora, atualmente na URS estão 38 idosos, sendo 29 homens e nove mulheres, todos acima dos 60 anos. Eles estão em situação de vulnerabilidade social, geralmente vindos das ruas e sem vínculos familiares.

A professora de Educação Física e voluntária do instituto, Renata Marcondes, ressalta um outro fator positivo: "os animais não julgam". Ela lembra que, além disso, os pets proporcionam carinho e conforto emocional. "Isso faz muito bem para autoestima", comenta.

O Instituto Pata Real foi fundado em 2002. A ONG promove e participa de campanhas de adoção e de esterilização de cães e gatos. As pessoas interessadas em adotar podem enviar mensagem de texto para o WhatsApp: (21)99988-2428 e (21) 97014-8222. Apenas os interessados que têm os questionários aprovados, recebem o endereço do abrigo dos pets. A ONG só doa animais vacinados e vermifugados. O adotante recebe a primeira consulta veterinária gratuitamente.

Você pode gostar
Comentários