Idosa foi filmada pela passageira - Reprodução/Internet
Idosa foi filmada pela passageiraReprodução/Internet
Por O Dia
Rio - Uma jovem utilizou as redes sociais para denunciar um caso de racismo dentro de um vagão do metrô, na sexta-feira. Marie Okabayashi, estudante de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), filmou as agressões verbais de uma idosa que viajava na mesma composição, que a chamou de "chinesa porca". O caso aconteceu na estação Siqueira Campos, em Copacabana.
No Twitter, a estudante relatou as ofensas que sofreu. Segundo ela, a mulher falava alto e sozinha, sem que os passageiros dessem atenção. O vídeo, gravado pela estudante, já foi compartilhado mais de 17 mil vezes. Nas imagens é possível ver e ouvir a mulher afirmar que todos os cidadãos chineses estão "infectados com o coronavírus".
Publicidade
"Dentre as atrocidades (ditas pela idosa): “quando eu vejo um chinês eu atravesso a rua”, “não compraria uma coca fechada desse povo, porque eles contaminam tudo”, “os coreanos, tailandeses e esse resto também são um horror!”, “invadem nosso país, roubam os empregos do nosso povo, espalham doenças”, publicou na rede social.
Publicidade
Além dos ataques à jovem, Marie relatou que a idosa também chegou a dizer que os negros não são sujos pois "foram escravizados". "Aparentemente a escravidão foi um processo educativo pra ela e no vídeo um belo “não tem mais porco do que esse povo!” seguido de uma bela encarada direcionada a mim", contou.
Procurada, a Polícia Civil informou que a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) já identificou a idosa que aparece nas imagens. Conforme a polícia, ela será convocada a prestar depoimento na especializada.
Publicidade
Metrô
O MetrôRio emitiu uma nota informando que repudia qualquer atitude de preconceito, discriminatória ou que cause constrangimento, e está disponível para colaborar com as autoridades policiais caso seja requisitado.
Publicidade
A concessionária também disse que orienta os clientes vítimas deste ou de qualquer outro tipo de violência a acionarem imediatamente seus agentes de segurança, que darão auxílio e atuarão no encaminhamento das partes para a delegacia, para registro de ocorrência.