Grupo de universitários se reuniu ontem em frente à sede da Prefeitura do Rio para manifestação - Arquivo Pessoal
Grupo de universitários se reuniu ontem em frente à sede da Prefeitura do Rio para manifestaçãoArquivo Pessoal
Por Julia Noia*
Rio - A semana começou difícil para estudantes universitários. Depois de determinação da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), de novembro de 2019, o Bilhete Único Universitário passa a valer apenas para alunos do Programa Universidade para Todos (PROUNI) ou que ingressaram na universidade pública pelo sistema de cotas. No caso de alunos com 100% de bolsa no Fies e não beneficiados pelo Programa de Cotas, devem comprovar ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou escolas particulares com bolsa integral. 
Estudantes de universidades públicas e particulares fizeram manifestação, ontem, em frente ao prédio da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, contra a medida da SMTR. A secretaria explicou, em nota, "o objetivo é evitar fraudes no transporte coletivo e garantir o serviço aos que realmente precisam". Com as novas regras, serão asseguradas até 75 viagens por mês, e já para alunos de Ensino à Distância, são 10 viagens por mês. Nos dois casos, são válidas até quatro passagens por dia, incluindo domingos e feriados.
Publicidade
 
'Vou deixar de comer na universidade'
Publicidade
Para os universitários, a medida preocupa. "Nós sabemos que a maior parte dos estudantes prejudicados é dos que não podem comprovar a bolsa de 100% no Fies. Mas nas universidades públicas há muitos alunos de baixa renda que não são cotistas e têm que comprovar terem estudado em escola pública", afirma Alexya Lessa, coordenadora do Diretório Central dos Estudantes da Unirio.
Matheus Medeiros, estudante do 7º período de Filosofia na Unirio, sentiu na pele a retirada do benefício: "Eu sou morador do Méier e minha mãe é autônoma. Como não cheguei a terminar o Ensino Médio, não consegui entrar por cota nem consigo alegar hipossuficiência (renda da família de até um salário mínimo). Agora, vou ter que gastar quatro passagens por dia, deixar de comer no restaurante da universidade e até tirar xerox". 
Publicidade
Com as novas regras, serão asseguradas até 75 viagens por mês. Já para alunos de Ensino à Distância (EAD), são 10 viagens por mês. Nos dois casos são válidas até quatro passagens por dia.
* Estagiária sob orietanção de Gustavo Ribeiro