Rio de Janeiro - RJ  - 07/02/2020 - Regulamentaçao do comercio de Caldo de Cana e Pastel na cidade - na foto, Igor Faria, a esposa Miriam Faria e a filha Iasmin Faria, na  Feira na Rua Garibaldi, na Tijuca, zona norte do Rio -  Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 07/02/2020 - Regulamentaçao do comercio de Caldo de Cana e Pastel na cidade - na foto, Igor Faria, a esposa Miriam Faria e a filha Iasmin Faria, na Feira na Rua Garibaldi, na Tijuca, zona norte do Rio - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O DiaReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por

O Rio de Janeiro acaba de tornar oficial mais um símbolo que representa - e muito! - os cariocas. Ontem, a prefeitura regulamentou a venda de pastel e caldo de cana pelo comércio ambulante. A tradicional dupla é tipo arroz de festa, sobretudo nas feiras livres, onde até famílias inteiras se reúnem atrás de degustar as iguarias. A regulamentação ocorreu em um evento na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

O decreto estabelece regras sobre as atividades, delimita o número de autorizações e os locais onde os produtos podem ser vendidos, além de garantir a segurança do consumidor com a exigência do cumprimento de normas sanitárias por parte dos ambulantes.

Bigode, comerciante em uma feira de Laranjeiras, se mostrou favorável à legalização da atividade: "Concordo com tudo que seja em relação à melhoria do meu trabalho". Paula Mendes, consumidora assídua da barraca do Bigode, também achou a regularização positiva. "O curso de segurança alimentar vai fazer um filtro nos comerciantes. Isso vai aumentar a qualidade do serviço", ressaltou.

Na Tijuca, a feira da Rua Garibaldi é ponto de parada obrigatório da família Faria. "(com a regulamentação) A gente vai se sentir mais seguro na hora de consumir", afirma Igor, marido e Miriam e pai de Iasmin.

Carteirinha oficial

Segundo a assessoria de imprensa da Vigilância Sanitária, os vendedores vão precisar se capacitar no Curso de Noções Básicas de Higiene para Manipuladores de Alimentos. Os comerciantes terão direito a carteira oficial, que deve ser apresentada durante as ações de fiscalização como comprovante para os agentes da prefeitura.

 

Associação de Comerciantes de Pastel pediu normalização
Publicidade
A regulamentação da venda de pastel e caldo de cana por ambulantes surgiu a partir de uma solicitação da Associação dos Comerciantes de Pastel e Caldo de Cana do Município do Rio de Janeiro.
O grupo representa cerca de 4 mil pessoas que vivem diretamente dessa atividade. A partir de agora, os vendedores terão de realizar um curso de segurança alimentar para garantir o crachá de ambulante legal.
Publicidade
Ao assinar o decreto, o prefeito Marcelo Crivella citou outros programas de sua gestão: "Nós já demos crachás para cerca de oito mil ambulantes legais e, agora, para vendedores de caldo de cana e pastel. Ele passa a ser um protetor de sua atividade".
Nos últimos três anos, já foram capacitados mais de 55 mil profissionais de diversas áreas, sendo 70% deles na manipulação de alimentos.
Publicidade
Cariocas têm lista de símbolos que representam seu estilo de vida
Publicidade
A regulamentação do pastel com caldo de cana fez aumentar a lista de símbolos e patrimônios que já representam o Rio de Janeiro. Em 2012, o Choro, carinhosamente chamado de Chorinho pelos cariocas, foi oficializado como patrimônio cultural da cidade. Na época, a prefeitura reconheceu que o gênero musical fazia parte da construção da identidade carioca e nacional.
No mesmo ano, o biscoito Globo e o mate de praia também receberam o reconhecimento. A ideia é preservar a memória da cidade, já que o ambulante é um personagem marcante e tradicional da cidade do Rio de Janeiro.
Publicidade
No ano passado, a caipirinha, após lei sancionada pelo governador Wilson Witzel, também se tornou patrimônio imaterial do município.
Você pode gostar
Comentários