Ex-presidente da Cedae, Hélio Cabral  - Ricardo Cassiano
Ex-presidente da Cedae, Hélio Cabral Ricardo Cassiano
Por Maria Luisa de Melo
Rio - Um dia após o governador Wilson Witzel anunciar a troca no comando da Cedae, o presidente demitido da companhia, Hélio Cabral, comparece, na manhã desta terça-feira, em audiência pública na Alerj. O encontro visa discutir a crise hídrica que assolou o estado no último mês.
A gestão de Hélio vinha sendo duramente criticada por parlamentares, desde o início de janeiro, quando a população denunciou o forte gosto e cheiro de terra presentes na água que saía de suas torneiras. Na ocasião, a Cedae informou que o problema era causado por geosmina - substância liberada por uma alga. Na ocasião, constatou-se que a lagoa mais próxima à captação da Estação de Tratamento de Água do Guandu estava repleta de algas e completamente esverdeada, devido à poluição.
Publicidade
Conforme O DIA antecipou na última segunda-feira, uma reunião extraordinária do Conselho da companhia foi marcada pelo governador Wilson Witzel. O único objetivo do encontro é aprovar o nome daquele que deve ser o novo presidente da companhia, Renato do Espírito Santo. 
As informações são do secretário da Casa Civil, André Moura. "Foi uma escolha técnica. O Renato é um engenheiro ambiental, foi funcionário de carreira da empresa, passando por vários setores. Já foi diretor, gerente de saneamento e chefe de departamento. Ingressou na Cedae em 1980 e só se desligou em 2017, em plano de demissão voluntária", explicou Moura.