Deputados querem que Cedae informe diariamente a qualidade da água

Projeto deverá ser votado na próxima terça-feira e a expectativa é de que seja aprovado por unanimidade

Por O Dia

Fachada do edifício-sede da Cedae
Fachada do edifício-sede da Cedae -
Rio - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) colocou em pauta nesta terça-feira, em regime de urgência, o projeto dos deputados Jorge Felippe Neto (PSD) e André Ceciliano (PT) para regulamentar a publicação da análise da água distribuída pelas concessionárias fluminenses, que serão obrigadas a publicar diariamente os resultados dos testes.
O projeto deverá ser votado na próxima terça-feira e a expectativa é de que seja aprovado por unanimidade. De acordo com a proposta, as concessionárias terão de descrever minuciosamente o material coletado e afirmar, categoricamente, se o produto está próprio para o consumo humano ou não, incluindo a identificação dos responsáveis pela análise da água e os indicadores mínimos determinados pela legislação para que a água seja considerada própria para o consumo.

"Nosso projeto tem 25 emendas, ou seja, participação maciça dos deputados dada a urgência da questão. As concessionárias precisam informar diariamente às pessoas o que elas estão consumindo. Chegamos a um estágio tal que não há outra alternativa. E mais: as multas agora vão para o CPF, não mais para o CNPJ. Multar a Cedae em R$ 100 mil, que tem R$ 3 bilhões em caixa, não faz nem cócegas. Tem que ser no CPF dos responsáveis", disse Jorge Felippe Neto.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários