- Fabio Costa / Agência O Dia
Fabio Costa / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou, na noite deste sábado, que o município entrou em Estágio de Atenção às 22h10, devido ao registro de chuva maior que 10mm em 15min nas estações Barra/Riocentro (12,4 mm) e Recreio dos Bandeirantes (11,0 mm), o que corresponde ao critério meteorológico protocolar necessário para a mudança de estágio. As chuvas também trouxeram transtornos como vias interditadas, por conta dos bolsões d'água.
Motoristas encontraram lentidão em pontos como a Estrada da Barra, na Barra da Tijuca, Rua Maria Ribeiro, altura da Praça Sibelius, na Lagoa, e Rua Cândido Benício, na altura do Ipase, em Jacarepaguá. Às 22h30, as maiores ocorrências de chuva foram registradas em Jacarepaguá (8mm), Campo Grande (7mm) Bangu (6,4mm), Madureira (4mm) e Piedade (3,2mm). 
Publicidade
Segundo o COR, a tendência é que estes núcleos permaneçam atuando sobre a região da Barra da Tijuca/Recreio e provocando chuva forte nas próximas horas enquanto se deslocam para o oceano. Para as próximas horas da madrugada, há previsão de pancadas de chuva moderada a forte, podendo ser muito forte em curtos períodos de tempo. A cidade estava em Estágio de Mobilização desde 19h30 desta sexta-feira.
O Estágio de Atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.
Publicidade
A prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:
 - Não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva;
 - Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;
 - Não force a passagem de veículos em áreas aparentemente alagadas;
 - Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;
 -  Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;
 - Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;
 - Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;
 - Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;
- Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação e nas redes sociais do COR;
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).