Rio,17/03/2020-FLAMENGO,Condominio da Zona Sul do Rio, adota medida de seguranca para seus moradores ,na foto.limpeza do predio .Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia - Cléber Mendes
Rio,17/03/2020-FLAMENGO,Condominio da Zona Sul do Rio, adota medida de seguranca para seus moradores ,na foto.limpeza do predio .Foto: Cleber Mendes/Agência O DiaCléber Mendes
Por O Dia

O medo do coronavírus tem feito condomínios do Rio adotarem medidas de prevenção. No Edifício Progresso, no Flamengo, ninguém passa da portaria sem higienizar as mãos. Na saída da garagem ficam duas mesas com álcool em gel e luvas para os alérgicos ao líquido. Há ainda 'dispensers' nos halls dos elevadores e todos os funcionários têm seu próprio recipiente com álcool em gel.

"Há 15 dias colocamos um dispenser em frente aos elevadores da portaria. Mas, no domingo, colocamos mais e ainda tiramos os bancos da entrada e os móveis que estavam na portaria para evitar que o vírus fique nas superfícies. Temos muitos idosos. Então todo cuidado é pouco", afirma a síndica Marisa Dreys. "E todos os locais de constante toque passam por cinco higienizações diariamente", completa.

A medida, é claro, foi aprovada. Segundo a síndica, 90% dos moradores já aderiram aos cuidados. "Quanto mais a gente puder evitar a disseminação, melhor. Acredito que todo mundo do prédio vai aderir. É importante a gente se proteger", elogiou a moradora, Aline Raposo.

Os funcionários de estabelecimentos comerciais que fazem entrega no condomínio também precisam se higienizar. E eles aprovaram a medida. É o caso do entregador de um supermercado da região, Marcelo Alves. "É uma boa iniciativa. A gente que trabalha na rua, nem sempre tem onde limpar as mãos e pode acabar pegando o coronavírus", disse.

Mas nem todos os condomínios adotaram logo medidas contra o coronavírus. Morador de um prédio no Catete, Robson Ferreira conta que as ações de prevenção só começaram ontem, após de um dos condôminos apresentar suspeita. "O condomínio fechou todas as áreas comuns (piscinas, academia e quadra poliesportiva). Saiu comunicado para evitar aglomeração, mas estamos tensos com informação de um morador infectado, porque não sabemos o local que ele se encontra e se toma devidos cuidados", desabafou.

 

Isolamento é fundamental
Publicidade
Com as aulas suspensas e a adesão de diversas empresas pelo serviço de home office, as áreas comuns dos condomínios, como piscinas, academias e parquinhos, passam a ser bastante procuradas. Entretanto, o biomédico virologista do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), Raphael Rangel, alerta para os riscos do uso dos espaços coletivos.
"O ideal é não frequentar as áreas comuns e evitar levar as crianças aos parquinhos, porque as pessoas podem deixar algum rastro do vírus. É melhor evitar também saunas e piscinas, porque há aglomeração de pessoas e, na água, por conta das piscinas e praias, está sendo comprovada a contaminação fecal e oral", explica o biomédico.
Publicidade
Especialista em gerenciamento de riscos pelo Conselho Britânico de Segurança, Carlos Camargo reforça que a população tenha bom senso ou as autoridades precisarão tomar medidas enérgicas. "Se as pessoas não respeitarem, o estado terá que se impor, porque estão descumprindo uma lei. Usar o rigor da lei não é ser opressor. E com aplicação de multa, prisão ou até mesmo chamando atenção das pessoas, outros não vão mais fazer", avisa.
Infografico cuidados em casa 18 mar - Arte Paulo Márcio

Você pode gostar
Comentários