Paciente chega ao mais novo hospital de campanha do Rio, que fica em Jacarepaguá. Unidade é operada pela Rede D'Or - Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Paciente chega ao mais novo hospital de campanha do Rio, que fica em Jacarepaguá. Unidade é operada pela Rede D'OrRicardo Cassiano/Agencia O Dia
Por O Dia

O Hospital de Campanha do Parque dos Atletas, em Jaracarepaguá, foi inaugurado ontem com 80 leitos disponíveis, 40 deles de UTI, para o tratamento de pacientes com a covid-19. A Rede D'Or informou que, até o fim da tarde, oito pacientes foram transferidos para a UTI. Durante a semana, a nova unidade de saúde deverá contar com 100 leitos operacionais e, até 22 de maio, vai trabalhar com a capacidade total, 200 leitos, 50 deles de UTI.

O hospital, capaz de atender mais de dois mil pacientes durante os 120 dias de funcionamento, é a terceira a ser inaugurada no âmbito estadual. No sábado, o Hospital de Campanha do Maracanã começou a receber pacientes com o novo coronavírus e opera, inicialmente, com 170 leitos, 50 deles de UTI. Até o final da semana, o governo do estado garante a abertura de mais 230 leitos na unidade, sua capacidade máxima. O Hospital de Campanha Lagoa-Barra, inaugurado em abril, abriu os últimos 40 leitos ontem e pode receber até 200 pacientes.  

Liberação de leitos 

Apenas nesta semana, o governo estadual se comprometeu a destinar mais 290 leitos para o tratamento da covid-19 em hospitais de campanha. Depois da abertura das unidades do Maracanã e do Parque dos Atletas, a rede totaliza 1.049 leitos abertos para tratamento de casos suspeitos do novo coronavírus em todo o Estado do Rio. Do total, 892 pacientes foram acompanhados em hospitais de referência para a doença, 426 deles em UTIs e 466 em enfermarias. Além disso, ainda há 157 leitos em áreas isoladas de outras unidades.

Na rede municipal, a Prefeitura do Rio informou que já foram abertos 722 leitos, 249 somente em maio e garantiu que, com a chegada dos respiradores da China, será possível abrir mais vagas no Hospital de Campanha do Riocentro.

Justiça define abertura de leitos no Rio
Publicidade
A Justiça do Rio determinou ontem que os governos estadual e municipal têm até dez dias para abrir todos os leitos destinados ao tratamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos hospitais de campanha do Riocentro, de competência da prefeitura, e do Maracanã, do estado. A medida atende ao pedido da Defensoria Pública e do Ministério Público estaduais. 
A determinação também impõe a liberação dos leitos livres ou ociosos em instituições voltadas para o tratamento da covid-19 nas redes municipal e estadual em um prazo máximo de 48 horas. A medida vai facilitar acesso a leitos para o tratamento enquanto os hospitais de campanha não operem com toda capacidade. Caso haja descumprimento, está prevista multa diária de R$ 10 mil para cada medida, que deve ser aplicada diretamente contra o governador Wilson Witzel e o prefeito Marcelo Crivella.  
Publicidade
Você pode gostar
Comentários