Na Rocinha, conforme o painel do novo app, são 92 casos de covid-19 - Daniel Castelo Branco
Na Rocinha, conforme o painel do novo app, são 92 casos de covid-19Daniel Castelo Branco
Por Luana Dandara

Com 315 casos confirmados de covid-19 nas comunidades do Rio e 100 óbitos pela doença, o veículo de comunicação comunitária Voz das Comunidades, do Complexo do Alemão, lançou ontem um aplicativo em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. O app é inteiramente voltado para a veiculação de notícias sobre o novo coronavírus.

A iniciativa veio após o Voz das Comunidades identificar a necessidade por parte de moradores de comunidades cariocas de fontes confiáveis de informação em meio à pandemia. O projeto foi financiado pelo Consulado dos EUA.

"Com o avanço do coronavírus nas favelas, percebemos que ainda há muita desinformação e notícias falsas circulando nas redes sociais. O app Voz das Comunidades chega num momento de extrema importância para os moradores de favela que não sabem o que fazer nesse momento de pandemia", contou René Silva, fundador do Voz das Comunidades.

O aplicativo já está no ar com três grandes seções. A 'Live' entrega informações em tempo real, incluindo notificações de alerta para notícias urgentes ou conteúdos falsos que estejam circulando nas redes sociais. A 'Fatos' objetiva diretamente o combate à desinformação, apresentando notícias recentes verificadas pelo time de editores e a possibilidade de compartilhamento pelo usuário. Por último, a seção 'Jornal' disponibiliza todo o conteúdo do Voz das Comunidades já existente, incluindo notícias sobre prevenção, pesquisas, redes de apoio, artigos de especialistas e guias informativos.

Disponível nas versões Android e iPhone, o aplicativo pode ser encontrado com o nome 'Voz das Comunidades'. A expectativa para o primeiro mês é que ele seja acessado por até 30 mil pessoas, moradoras de, pelo menos, 20 favelas do Rio de Janeiro.

"Como membros da comunidade carioca, estamos comprometidos em ajudar o Rio e o Brasil no combate à covid-19. Entendemos que apoiar vozes respeitadas das próprias comunidades em seus esforços para compartilhar informação e impedir a circulação de mitos sobre a doença é uma forma eficiente de responder a um dos mais urgentes desafios dessa pandemia: a disseminação do vírus entre as populações mais vulneráveis", afirmou o cônsul geral dos EUA no Rio, Scott Hamilton. 

Você pode gostar
Comentários