Rio - 15/04/2020 - COVID 19 - CORONAVÍRUS - Movimentação de pessoas e veículos na Av. Presidente Vargas, no Centro do Rio. Em época de quarentena, muitas pessoas pelas ruas. Foto: Daniel Castelo Branco / Agencia O Dia - - -  - Daniel Castelo Branco
Rio - 15/04/2020 - COVID 19 - CORONAVÍRUS - Movimentação de pessoas e veículos na Av. Presidente Vargas, no Centro do Rio. Em época de quarentena, muitas pessoas pelas ruas. Foto: Daniel Castelo Branco / Agencia O Dia - - - Daniel Castelo Branco
Por O Dia
Rio - A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) irá oferecer, a partir desta segunda, serviços referentes a multas de trânsito pelo Carioca Digital.

A ferramenta online foi disponibilizada pela Prefeitura do Rio por conta da suspensão do funcionamento dos postos de atendimento da SMTR, a fim de evitar aglomerações. A medida integra as ações para reforçar o isolamento social e combater a pandemia do coronavírus na cidade.

Os postos do Leblon, Engenho Novo, Ilha do Governador, Riachuelo, Irajá, Praça Seca, Bangu, Campo Grande e Botafogo permanecerão fechados enquanto perdurar o estado de calamidade na cidade, assim como os demais pontos onde há setor de Protocolo da secretaria.

Acompanhe abaixo o passo a passo para realizar os procedimentos:

1. Fazer login no Portal http://carioca.rio;
2. Escolher a opção VEÍCULO E ESTACIONAMENTO, e depois CONSULTA E RECURSO DE MULTAS;
3. Incluir a placa que deseja consultar à esquerda da página. Após clicar no botão SALVAR, a placa cadastrada passará a aparecer na lista à esquerda;
4. Abertura de recurso para indicação de Real Infrator.


Existem duas maneiras de realizar a transferência de Real Infrator:

a. Solicitar que os pontos referentes a uma infração sejam transferidos para o usuário que está conectado no Carioca Digital, ou seja, assumir os pontos de determinada infração. Nesse caso, o cidadão deverá informar o número da infração no campo indicado abaixo, na parte inferior esquerda da tela. No próximo passo, informar os dados solicitados e anexar os documentos pedidos.


b. O proprietário do veículo, conectado no Carioca Digital, pode indicar o Real Infrator de uma infração. Nesse caso, ele deverá clicar na placa à esquerda da tela e consultar a infração à direita de tela. Abaixo de cada infração que estiver no prazo para abertura de recurso, aparecerá o botão INDICAR REAL INFRATOR. O cidadão deverá clicar nesse botão e, no passo seguinte, preencher as informações solicitadas. O condutor indicado receberá por e-mail um convite solicitando que entre no Carioca Digital e aceite a indicação realizada. Após o aceite, o procedimento estará realizado e a solicitação, aberta. O cidadão deverá aguardar a efetivação da troca de Real Infrator que será encaminhada via sistema ao Detran/RJ.


5. Abertura de recurso para Defesa Prévia de infrações: o proprietário do veículo, conectado no Carioca Digital, pode solicitar a abertura de recurso para Defesa Prévia de Infrações, desde que esteja dentro do prazo. Nesse caso, ele deverá clicar na placa à esquerda da tela e consultar a infração à direita de tela. Abaixo de cada infração que estiver no prazo para abertura de recurso, aparecerá o botão DEFESA PRÉVIA. O cidadão deverá clicar nesse botão e, no passo seguinte, preencher as informações solicitadas. A solicitação será registrada e o cidadão poderá, posteriormente, consultar a infração para verificar o resultado.


O cidadão também tem a opção de enviar a Defesa Prévia e apresentar o Real Infrator através dos Correios. Nesse caso, o envio só poderá ser feito para a unidade de Botafogo: Rua Dona Mariana, 48. CEP: 22280-020 – Rio de Janeiro –RJ.


Os procedimentos referentes à Pessoa Jurídica só poderão ser enviados pelos Correios, também para o posto de Botafogo.
A Secretaria de Transportes corrigiu que os serviços pela internet não envolvem o recurso de multas, como havia sido divulgado inicialmente, mas os serviços de Defesa Prévia e Real Infrator. A matéria foi atualizada às 11h37 desta terça-feira (12).