Unidade Tijuca da Universidade Candido Mendes - Divulgação
Unidade Tijuca da Universidade Candido MendesDivulgação
Por O Dia
Rio - A Universidade Candido Mendes (UCAM) deu entrada nesta segunda-feira, 11 de maio, no pedido de Recuperação Judicial no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Uma das mais tradicionais universidades do país, a instituição realiza uma reestruturação para assegurar a sustentabilidade no longo prazo.

A UCAM afirma em nota que por meio da Recuperação Judicial, garante a capacidade de operação, oferecendo proteção judicial a todos os seus públicos, incluindo professores, alunos, funcionários e credores.

Com 13 campi no estado do Rio de Janeiro, a Candido Mendes oferece 19 cursos de graduação, mestrado e doutorado a mais de 10 mil alunos. Na última avaliação institucional realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a UCAM recebeu nota 4 (em uma escala de 1 a 5).

A universidade, no entanto, passou a enfrentar dificuldades financeiras desde a ampliação da oferta de cursos entre 2012 e 2014, quando abriu diversas unidades e chegou a atender 24 mil alunos. A deterioração da situação econômica da UCAM agravou-se com a crise econômica enfrentada pelo Brasil nos últimos anos e atingiu seu ápice com a pandemia de covid-19.

A universidade afirma que atingiu o limite de sua capacidade de operação em condições adversas na pandemia. "Durante o processo, a rotina da universidade não será alterada. As aulas acontecerão normalmente com a mesma excelência e periodicidade", finaliza.

A Universidade Candido Mendes foi fundada em 1902. Foi pioneira na América Latina ao lançar o primeiro curso de Economia do Brasil. Administrada pela Mantenedora Sociedade Brasileira de Instrução - a mais antiga instituição de ensino privado do país - a UCAM tem como missão oferecer excelência acadêmica a preços acessíveis.