Gráfico de contágio no Rio - Divulgação
Gráfico de contágio no RioDivulgação
Por O Dia
Rio - Um estudo realizado pelo Gabinete Científico da Prefeitura do Rio mostra que, pela primeira vez, houve uma queda na curva de contágio da covid-19 entre a população. O resultado seria em função das medidas restritivas adotadas pelo município. "As medidas que tomamos levaram a uma queda na curva que mede a velocidade de aceleração de contágio do novo coronavírus. E, mais que isso, mostram também uma tendência de queda", disse o prefeito Marcelo Crivella.
No entanto, segundo o prefeito, o afastamento social deve ser mantido por tempo indeterminado. Crivella afirmou que somente seguindo agora com as restrições, será possível, o quanto antes, um efeito ainda melhor que permita afrouxá-las. "A curva, que estava em 0.06, agora caiu para 0.04, e isso é uma grande vantagem. Mas alerto que a situação é mais ou menos como um regime, em que a pessoa tem 1m70 e pesa 100kg, mas quer voltar para os 70kg. Perder os primeiros 20kg é fácil, mas para os últimos 10kg, a luta é grande", reforçou.
Publicidade
Questionado sobre um possível afrouxamento das medidas de isolamento, o prefeito frisou que a população precisa cumprir as medidas de só sair se for necessário e usando máscara. "Nós estamos com a curva em 0.04. Se formos para 0.01, começaremos a voltar com as nossas atividades. Claro que, tendo leitos de retaguarda. Hoje, ainda temos fila de pessoas precisando de leitos, mas com todos esses respiradores que chegaram, vamos abrir centenas de novos leitos. Nos próximos dias, serão mais de mil. Aí, sim, com 0.01 na curva e leitos à vontade para atender quem ficar doente, poderemos voltar a trabalhar aos poucos", disse.