Meditação pode trazer benefícios cognitivos e emocionais para as crianças - Divulgação/Centro de Mindfulness
Meditação pode trazer benefícios cognitivos e emocionais para as criançasDivulgação/Centro de Mindfulness
Por Rachel Siston*

Sem aulas e sem poder sair de casa, o isolamento social por conta da pandemia de covid-19 pode deixar as crianças mais agitadas. Nesse período, os pais tentam adaptar atividades para amenizar os efeitos da quarentena, e a meditação, uma prática que busca alcançar o estado de clareza mental e emocional, é uma alternativa para algumas famílias.

De acordo com o psicólogo Vitor Friary, a prática da meditação pode trazer benefícios cognitivos e para a saúde mental, como aumento do bem-estar emocional e redução da ansiedade e ideação suicida, em especial em momentos difíceis, como o da quarentena. Friary diz que a meditação pode ser apresentada para as crianças de forma lúdica e divertida, com histórias, poesias e até música.

"É uma prática diária, e crianças aderem melhor às atividades curtas, então, essa meditação pode durar a idade da criança em minutos. Essa prática ensina a desenvolver algo de extrema importância neste momento, que é a resiliência emocional, mental e física", explica Friary. Exercícios de meditação para crianças feitos pelo psicólogo podem ser encontrados no site www.chacmc.org.

Na família do cirurgião Jean Rafael, a meditação já faz parte da rotina. Além dele, a esposa e os filhos; João, de 14 anos; Marisol, de 11; e Aurora, de 7 também meditam diariamente e perceberam as mudanças de comportamento. As crianças passaram a interagir e dialogar mais com a família e colegas, e tiveram melhor desempenho na escola. No isolamento, a meditação se tornou aliada para vencer a ansiedade.

"Eles estão sem compreender quando tudo isso vai passar, por isso ficam mais estressados e ansiosos, e os períodos de meditação fazem com que fiquem mais tranquilos e menos estressados. Tem ajudado a serem mais solidários e terem mais paciência frente à situação", contou o cirurgião.

Benefício aliado à saúde
Publicidade
O empresário Vahid SherAfat, 40, conta que em sua família a meditação começou para ajudar a filha mais velha, Mona Yasmin, de 8 anos. Segundo ele, a menina tinha dificuldades de se concentrar quando precisava fazer atividades importantes. Pai também de um menino de 6 anos, ele conta que a prática tem ajudado a diminuir a ansiedade das crianças.
"Eu já fazia meditação de orações e achei que podia ajudá-la. Começamos a fazer algumas vezes por semana, e ajudou muito a eles se acalmarem, diminuir toda aquela energia e ansiedade", contou.
Publicidade
A pediatra Lilian Moreira, explica que a prática deve ser adotada não somente em momentos de estresse, como o da pandemia, porque a meditação pode ser uma grande aliada para a saúde e futuro das crianças.
"A meditação traz benefícios para o pulmão e o coração, ajuda a diminuir os batimentos cardíacos. O benefício é enorme, deixa a mente das crianças mais capacitada e elas serão adultos mais serenos e centrados para resolver qualquer tipo de problema e passar por qualquer fase".
Publicidade
Você pode gostar
Comentários