- Divulgação
Divulgação
Por O Dia
Rio - O Detran.RJ iniciou, nesta quarta-feira, no posto da Ceasa, a campanha "Detran em Ação - Todos Contra o Corona" para conscientizar motoristas profissionais sobre os cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavírus. Agentes da Coordenaria de Educação para o Trânsito orientaram taxistas e caminhoneiros sobre a necessidade de seguirem as recomendações das autoridades de saúde. Os motoristas receberam gratuitamente materiais protetivos, como máscaras faciais e álcool 70%, além de dicas de como higienizar corretamente o veículo. Durante a campanha, que será realizada até o fim do mês, todas as categorias de motoristas profissionais serão contempladas, como motoristas de ônibus, aplicativos, motofretistas, caminhoneiros e taxistas.

Nesta quinta-feira (21), no Terminal Alvorada (Barra da Tijuca), será a vez de levar conscientização aos motoristas de ônibus. "Informação é a principal arma no combate ao contágio do Covid-19. Por isso, primeiro estabelecemos critérios para continuar nossos serviços emergenciais de forma segura e, agora, estamos indo a campo dar mais orientações aos profissionais do trânsito, como os motoristas de ônibus, reforçando e massificando as medidas de proteção para que todos permaneçam saudáveis. Eles são heróis e continuam trabalhando para ajudar a população. É importante informá-los, protegê-los e prestigiá-los", frisou o presidente do Detran, Marcello Braga Maia.

O Detran.RJ produziu também um manual digital com dicas de pequenos hábitos para que cada categoria saiba como se proteger. "São providências do dia a dia que devem ser sistematicamente lembradas e reforçadas para se transformarem em hábito pela população. É importante, por exemplo, que o veículo esteja sempre higienizado e com janelas abertas para evitar a propagação do vírus. São medidas simples que podem salvar vidas', orientou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Allan Borges.

O taxista Sergio Lima agradeceu as instruções sobre o uso correto do álcool 70% nas superfícies do carro. "Aprendi a limpar corretamente o volante, nunca esquecer de passar álcool na seta e na marcha, e como limpar a máquina do cartão. Recebi dicas que deixarão meus passageiros e a mim mesmo mais protegidos, com maior segurança", disse.

A ação é uma parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro que produziu o álcool, enquanto o Detran disponibilizou os frascos para o envasamento e as máscaras para completar o cuidado integral. "O Detran e o IFRJ trabalharam em uma ação conjunta, produzindo e disponibilizando à população fluminense álcool 70% para ajudar no combate ao coronavírus", destacou o reitor da IFRJ, Rafael Almada.