Lucas Gonçalves, de 18 anos, do Colégio Estadual Professora Vania do Amaral, é um dos premiados - DIVULGAÇÃO
Lucas Gonçalves, de 18 anos, do Colégio Estadual Professora Vania do Amaral, é um dos premiadosDIVULGAÇÃO
Por O Dia

Catarina de Almeida, de 17 anos, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, está sorrindo à toa. Ela é uma das 100 contempladas com uma bolsa única de R$ 2,5 mil do 2º Prêmio por Excelência no Estudo, entregue aos 100 melhores alunos da rede pública de ensino de Santa Cruz e Itaguaí pela siderúrgica Ternium. Para a jovem, o prêmio estimula os alunos a se esforçarem cada vez mais.

"Nunca tive notas baixas e sempre fui boa aluna, mas o prêmio incentiva a estudar ainda mais. Não é só pelo dinheiro, é o que o prêmio representa: estar entre os cem melhores alunos de Santa Cruz é uma sensação única", afirma a jovem.

Outro contemplado, Lucas Gonçalves, de 18 anos, do Colégio Estadual Professora Vania do Amaral Matias Edde, afirma que ganhar o prêmio é a confirmação e o reconhecimento do seu esforço nos estudos. O jovem, que sonha em ser engenheiro, já sabe que finalidade dará à bolsa. "Vou criar um planejamento e administrar o dinheiro. Pretendo fazer um curso de eletrotécnica para ter uma base para cursar faculdade de Engenharia Elétrica".

E manda um recado para os estudantes que vão tentar a bolsa no ano que vem: "Continuem com perseverança e se dedicando aos estudos, tem sempre alguém te olhando e admirando seu esforço e a sua capacidade. Um dia todo esforço vai valer a pena".

CRONOGRAMA MANTIDO

Apesar da pandemia do novo coronavírus, a Ternium conseguiu manter o cronograma de entrega do prêmio, flexibilizando o edital que previa uma cerimônia com a presença de todos os estudantes.

Este ano, a entrega foi feita de forma diferente, a fim de proteger os alunos e familiares e respeitar as medidas de segurança recomendadas pelo Ministério da Saúde. "Tínhamos adiado a entrega do Prêmio, mas decidimos retomar o processo de pagamento que injetará R$ 250 mil na economia de Santa Cruz em um momento muito difícil", afirmou a gerente de Relações com a Comunidade da Ternium Brasil, Fernanda Candeias.

Os alunos elegíveis a concorrer ao prêmio estudam em uma das 10 unidades escolares administradas pela Seeduc, na Faetec Santa Cruz ou no CEFET Itaguaí. Entre os critérios de avaliação estão: média final e frequência. O prêmio, que está na sua segunda edição, é uma iniciativa voluntária da siderúrgica Ternium e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti) e do Ministério da Educação.

Você pode gostar
Comentários