Propaganda é a fórmula do sucesso

Empreendedores investem em comunicação para sobreviver à pandemia

Por O Dia

Por meio do audiovisual, os sócios Edmundo Albrecht (na tela) e Angélica Pinheiro, ajudam empreendedores a alavancar suas vendas
Por meio do audiovisual, os sócios Edmundo Albrecht (na tela) e Angélica Pinheiro, ajudam empreendedores a alavancar suas vendas -
Com o isolamento social, pequenas e médias empresas estão entre as que mais sentiram o impacto econômico. Apesar disso, muitos empreendedores já começaram a entender a importância de se reinventar. Porém, só isso não basta. No atual cenário, é preciso se comunicar cada vez mais com os clientes para que os negócios se mantenham de pé. Diretor da Film in Rio Audiovisual, empresa especializada na produção de vídeos institucionais e comunicação corporativa, Edmundo Albrecht, vê sua empresa ir na contramão da crise. Segundo ele, o número de empresários interessados em produzir conteúdo para seus respectivos negócios aumentou neste período.

Apesar do momento, o ‘boom’ também está ligado à transformação digital, principalmente, com os comerciantes aderindo cada vez mais as redes sociais como extensão de seus empreendimentos, por menores que sejam. “Uma imagem vale mais do que mil palavras e o consumidor mudou sua forma de comprar. Agora, eles compram os conceitos, as ações. No digital ficou mais fácil mostrar isso. O público quer verdade no discurso das marcas e a gente consegue passar isso em produções mais simples, de baixo custo, mas cheias de conceito e com histórias contadas através de belas imagens”, explica Edmundo.

E não precisa ser dono de um mega empreendimento para investir em comunicação. É o caso de Flávio Fernandes, proprietário do Coletivo Bar de Todxs, no Maracanã. "Desde que decidi empreender tinha consciência de como é importante se comunicar. Em um cenário de normalidade e até mesmo no atual, há a necessidade de ir além, investir em ferramentas que entreguem experiência. Marcas tradicionais estão fechando e é graças à essas ferramentas que estamos conseguindo nos manter, pois são os principais meios de interagir com os clientes”, afirma Flávio.

Produtora e sócia da Film in Rio, Angélica Pinheiro diz que o investimento em comunicação virou questão de sobrevivência para muitos negócios. "Com a pandemia, pequenas empresas estão buscando outros meios para se comunicarem com clientes. Os vídeos e as redes sociais se tornaram o principal veículo de vendas. Nasce um novo nicho de clientes e as pequenas empresas que não viam o audiovisual como um ‘upgrade’ para seus negócios entenderam que só terão retorno se tiverem esse tipo de investimento, evitando assim a perda de clientes para grandes redes", explica.

SINÔNIMO DE SUCESSO

De acordo com dados divulgados pela Hubspot (desenvolvedora americana de produtos de software para marketing), adicionar um vídeo em e-mail marketing, por exemplo, pode gerar um aumento de até 300% nas taxas de cliques. Ainda segundo a empresa, a incorporação de vídeos nas páginas pode aumentar taxas de conversão em 80% de um site, e hoje em dia, 87% dos comerciantes online já utilizam conteúdos em vídeo como parte de sua estratégia de marketing digital. Em outro levantamento a Hubspot concluiu que 90% das pessoas assistem vídeos antes de fechar uma compra. Estima-se que atualmente, um terço do tempo que as pessoas passam online, seja dedicado a assistir material audiovisual. Vale ressaltar que anúncios nesse formato já representam mais de 35% de todas as despesas publicitárias online em todo o mundo.

Comentários