Por

Depois de um encontro ontem com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), disse que estuda uma retomada da economia, com reabertura gradual do comércio nos próximos dias. De acordo com o prefeito, o plano, elaborado com empresários, será submetido ao conselho científico do município.

"Agora estamos no estudo da retomada. Nos próximos dias vamos começar a reabrir", disse Crivella. Segundo o prefeito, a reabertura será escalonada, sempre observando as curvas de contaminação e a velocidade de contágio diminuíram. "Temos tido sinais no horizonte que vamos voltar à atividade", acrescentou.

Ao ser questionado se fez algum pedido a Bolsonaro, Crivella informou que há leitos disponíveis nos hospitais. Sobre o último decreto do presidente, que permitiu a abertura de salões de beleza, barbearias e academias durante a quarentena, Crivella disse que o decreto ressalva ao governador e prefeito analisar a situação presente em cada caso. "Com as curvas caindo, com certeza, nos próximos dias já vamos ter liberação", informou.

Segundo o infectologista Edimilson Migowski, há cinco dias os casos no município têm diminuído. "A iniciativa deve ser validada em cima de dados e fatos. A decisão de abrir ou fechar deve acontecer conforme evolução dos casos. Pode abrir. Se números crescerem novamente, é possível voltar atrás", ponderou.

protocolo

Duque de Caxias vai adotar, a partir da próxima segunda-feira, novo protocolo para circulação de pessoas. As atividades comerciais poderão voltar a funcionar, mas comerciantes deverão exigir dos clientes o uso de máscaras, disponibilizar álcool em gel e limitar atendimento a 30% da lotação.

Você pode gostar
Comentários