A ação é realizada através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio.
De acordo com o que foi apurado, ao tentar regularizar seus imóveis em Armação dos Búzios, proprietários se deparavam com inúmeras exigências indevidas formuladas pelo tabelião. A partir daí, o titular do cartório de Búzios exigia a contratação de Allan Vinicius e alegava ser o único capaz de cumprir o que era exigido. Em seguida, o advogado, sob a orientação do tabelião Albert Danan, cobrava dos clientes os valores de honorários, exigindo, em certas ocasiões, parte de terrenos como contraprestação dos serviços prestados.
A ação foi baseada em interceptação telefônica, quebra de sigilo de dados fiscais e busca e apreensão. Durante a investigação ficou comprovado que os valores e bens tinham por destinatários todos os integrantes do esquema, inclusive o próprio tabelião Albert Danan, indiciado como líder.
Os denunciados irão responder, junto à 1ª Vara Criminal de Armação dos Búzios, pelos crimes concussão e lavagem de dinheiro