Preferência é por plantas que não precisam de manutenção frequente, principalmente na quarentena - Divulgação
Preferência é por plantas que não precisam de manutenção frequente, principalmente na quarentenaDivulgação
Por Danillo Pedrosa

Sustentabilidade, alimentação e até cultura. O projeto Nossa Horta, que surgiu há apenas sete meses, reúne essas e outras virtudes em Vargem Grande. A iniciativa tem o objetivo de incentivar moradores da região a consumirem mais alimentos orgânicos sem visar o lucro. É tudo de graça.

"Tivemos a ideia de criar a horta comunitária para que a gente conseguisse ampliar o olhar das pessoas para todo o ciclo do alimento, desde o momento que a gente planta, a venda, até chegar na compostagem de novo", explica João Pedro Rocha, de 26 anos, idealizador do projeto.

Localizada nos fundos da Associação Moradores de Vargem Grande (AMAVAG), a horta comunitária ocupa uma área de cerca de 100 m² e contém frutas, temperos e até ervas medicinais -uma tradição do bairro. A prioridade é ter plantas que não necessitam de manutenção frequente, principalmente em tempos de quarentena, quando fica mais difícil manter os cuidados.

"A gente se organiza para cada dia da semana um grupo ir cuidar da horta. Agora, estamos nos articulando para que vá uma pessoa por dia. Os participantes que estão no grupo de risco não vão", explica João, que tem um grupo no Whatsapp com todos os que estão envolvidos no projeto.

Horta tem frutas, verduras, legumes, temperos e ervas medicinais - Divulgação

Atualmente, são 45 pessoas que ajudam a cuidar regularmente da horta. Com a pandemia do novo coronavírus a organização ficou um pouco comprometida.

"A gente fazia todo fim de mês um mutirão, com uma para discutir o futuro da horta, e aproveitava esse momento para fazer alguns ajustes. Agora não é possível", explica o gestor público.

 

Você pode gostar
Comentários