Procon Rio apura reclamações sobre serviços dos Correios

Em três meses foram 305 denúncias e reclamações contra a empresa

Por O Dia

Procon abre apuração contra os Correios
Procon abre apuração contra os Correios -
Rio - Após mais de 300 reclamações acerca dos serviços prestados pelos Correios, o Procon Estadual do Rio de Janeiro, instaurou processo de investigação preliminar contra a empresa. Órgão irá apurar o reclamações de consumidores sobre produto não entregue, extraviado ou avariado, cobrança indevida e qualidade de atendimento.
Os 305 chamados contra a empresa abrangem o período de 27 de fevereiro à 15 de maio deste ano. Além disso, o Procon de Petrópolis solicitou um pedido de apoio institucional, para atuar junto à empresa em função do grande número de demandas que o órgão também recebeu.
De acordo com o Procon, os Correios têm dez dias para responder questionamentos sobre procedimentos adotado em casos de reclamação do consumidor pela não entrega do produto, atraso na entrega, existência de canal próprio para tratamento direto dessas reclamações e prazo de devolução do dinheiro no caso de produto extraviado.
Além disso, a empresa também terá que esclarecer se houve aumento considerável da demanda para o serviço prestado durante o período de pandemia do novo Corona vírus, quais as medidas foram tomadas para suportar esse aumento da demanda, medidas de higienização e proteção individual para evitar a transmissão do vírus, além de outros questionamentos.
O Presidente do Procon RJ, Cássio Coelho, determinou a abertura da investigação preliminar e esclareceu que: "O serviço, quando prestado, deve, antes de tudo, ser adequado para os fins que razoavelmente dele se esperam", disse.
No caso de esclarecimentos insatisfatórios por parte da empresa, após o recebimento das informações e documentações enviada pela empresa, é possível a abertura de Ato Sancionatório ou instauração de Ação Civil Pública que podem resultar em multa de até dez milhões de reais e outras penalidades para a empresa.

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