Géssica Martins, moradora do Valqueire, admite que não tem sido fácil resistir às tentações da cozinha durante a quarentena. As famosas 'escapadas' de uma dieta saudável se tornaram mais frequentes no período de isolamento social
 - RONALDO CORREIA
Géssica Martins, moradora do Valqueire, admite que não tem sido fácil resistir às tentações da cozinha durante a quarentena. As famosas 'escapadas' de uma dieta saudável se tornaram mais frequentes no período de isolamento social RONALDO CORREIA
Por Danillo Pedrosa

Manter uma alimentação equilibrada se torna um desafio cada vez maior na quarentena. Em casa e com tempo para preparar a própria comida, fica difícil resistir às delícias que a cozinha pode oferecer. Diante disso, a consultora fitness Vanessa Rangeli (foto), da Barra da Tijuca, dá dicas de como prepará-las de forma saudável.

O mais importante é entender que o saudável também pode ser tão bom quanto as famosas guloseimas. Comer bem não precisa ser um sacrifício, muito pelo contrário. "Você precisa comer as coisas com prazer, mas com alimentos que sejam saudáveis. Assim, atinge o objetivo sem sofrimento. Basta substituir os ingredientes. Tudo aquilo que é saudável, brócolis, cenoura, alface e beterraba, pode ser inserido nas receitas e ter um sabor incrível", explica Vanessa.

Tudo começa no supermercado. Para preparar as comidas de maneira que não prejudique a saúde, é importante planejar as compras do jeito certo. Ter os ingredientes corretos em casa, obviamente, é um dos requisitos básicos para melhorar a alimentação. 

"É importante saber comprar seu alimento. Caso contrário, o propósito de atingir saudavelmente o corpo desejado acaba logo de cara", explica a consultora. Outra dica é usar o mínimo de ingredientes possível, evitando aqueles que contêm conservantes e corantes. "Quanto menos ingredientes esse alimento tiver, mais puro ele é. O primeiro ingrediente listado no rótulo é o que tem em maior quantidade".

Por fim, a etapa mais difícil é prepará-los. Temperos naturais, como alho, cebola, salsa, tomate, cebolinha e pimenta, são recomendados. Também é importante evitar o óleo na hora de fritar - mas dê preferência a alimentos cozidos e assados, especialmente a vapor, "porque eles conseguem manter os nutrientes, principalmente os legumes".

"Não adianta comprar o melhor e mais saudável alimento se não souber prepará-lo. Tenha uma frigideira antiaderente, assim não precisa utilizar óleo para preparar seu frango, peixe ou carne. Muita gente usa azeite ou óleo de coco, que são saudáveis, mas quanto menos usar, melhor", alerta a consultora fitness.

Difícil resistir às delícias da cozinha
Publicidade
Com dois filhos para cuidar e o estresse de permanecer em casa por muito tempo, Géssica Martins, que mora no Valqueire, confessa que a alimentação balanceada não tem sido uma de suas prioridades. Com a quarentena, a ansiedade aumentou, e a vontade de escapar de uma dieta saudável fica mais frequente.
"Infelizmente, tenho comido mais besteiras que o normal. Nessa última semana, até cortei um pouco de açúcar, pão e refrigerante durante de segunda à sexta. Mas está muito difícil controlar a alimentação, acredito que por conta da ansiedade", explica Géssica, de 32 anos, que cozinha para os filhos Gustavo, de 7, e Beatriz, de 3, além do marido, Anderson.
Publicidade
O almoço costuma ser regrado, mas, quando chega a noite, a vontade de comer uma guloseima costuma falar mais alto. 
"Hambúrguer, pizza, batata frita... Antes, deixava para comer as besteiras no final de semana, mas agora está fugindo um pouco do controle e temos comido quase todo dia", explicou.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários