Por O Dia

Aos 41 anos, o ator Marcio Kieling, morador do Recreio, é um cervejeiro de carteirinha. "Gosto de todas as cervejas e adoro experimentar novas marcas. Minha preferência é a pilsen mas eu gosto de tomar as de trigo, a IPA, e até mesmo as escuras", confirma o artista, que tem sentido falta da resenha com os amigos para saborear umas geladas, mas não está deixando passar em branco. "Claro que a gente costuma beber mais com os amigos, sair pra trocar ideia tomando umas. Na quarentena obviamente não se pode fazer isso, não devemos, então a gente degusta uma boa e velha cevada em casa, né?", revela.

Uma de suas preferidas, atualmente, é a marca Ziege Zag (lê-se zigue-zague), do tipo artesanal, fabricada em um sítio em Vargem Pequena, na Zona Oeste. "Antes da quarentena fui comer um cheeseburguer em Vargem Grande e me apresentaram a 'ZZ'. Tomei e na hora já mandei uma mensagem pra eles no Instagram pra saber como fazia pra comprar mais", afirma o ator, um entusiasta do chope.

"É o que mais me cativa. Normalmente vou lá na fábrica da Ziege pegar, porque eu consigo tirar direto do bico, é como se fosse um chope no bar. Então eu levo meu coolerzinho, que adquiri lá também, encho e trago pra casa. Dá quase 2 litros de pilsen".

Outro fã da bebida é o veterinário Fred Ribeiro, 42, amigo de Márcio. Eles apresentam, junto com Thiago Lacerda, Nelson Freitas e outros companheiros, cada um da sua casa, o programa 'Sala de Justiça', às quartas-feiras, no YouTube, a partir das 21h30, para bater papo sobre temas da atualidade. Na resenha semanal não podiam faltar as geladas. A Ziege Zag se tornou uma das parceiras.

Morador da Barra, Fred se define como um "profundo admirador de cerveja". "Por mim consumiria todos os dias. Eu gosto muito das mais puxadas, um pouco mais amargas, encorpadas", conta. Para ele, o isolamento social ajuda a manter a paixão viva. "Sem dúvida nenhuma está fazendo aumentar o consumo, ainda mais com a opção de delivery e 'take away' (quando o consumidor passa no local, pega o produto e leva pra casa). Isso aumentou muito e facilitou bastante o consumo", diz. Segundo a cervejaria Ambev, a percepção de Fred é real: houve aumento na demanda de seus serviços de entregas a domicílio no mês de abril.

QUERIDINHA DA ZO

A Ziege Zag foi criada em 2018 pelos sócios Daniel e Gustavo Arditti, que são primos, e Salvador Lamas. "O compromisso era beber e distribuir aos amigos. Mas eles gostaram tanto que começou a ficar mais sério", revela Daniel. "No início fazíamos 100 litros de cerveja na 'panelinha', totalmente descompromissado", diverte-se. Em 2019, a cervejaria obteve o registro no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), iniciando as vendas de barris de chope para restaurantes da região e em eventos.

São sete rótulos: Cabrita (pilsen premium), Cablack (schwarzbier), Bodewizen (de trigo), rAPArIPA (brown ipa), Gingerela (cream ale com gengibre), Redbode (irish re ale) e a ZZhot (cerveja forte especial, cravo canela gengibre, rapadura e raspade laranja), todas fabricadas no Sítio Veredas, em Vargem Pequena.

"A ideia é ser o chope da região, estar presente em Vargem pequena, Vargem Grande e Recreio. Mas também queremos incentivar a cultura de cada bairro ter sua própria cervejaria, o que sem dúvida é algo muito interessante para todos", afirma o empresário, que se apresenta como vocalista na banda de rock Sal na Veia há mais de 15 anos. Tudo a ver com a marca que, em seu Instagram (@ziegezag), se apresenta como "Cervejaria Artesanal. Produzida ao som de rock'n roll. Degustada com amigos incríveis".

"Cerveja tem tudo a ver com música, principalmente rock. Ouvir uma boa canção, degustando uma excelente cerveja, é um momento sempre muito feliz. Se tiver amigos reunidos então, melhor ainda", reforça Daniel, que tem como parceiros de banda os amigos Gil Freire, Julio Gama e Shilon Zygiel, todos moradores da região.

Para o empresário, além dos ingredientes - alguns deles produzidos no próprio local (laranja, limão galego, gengibre e coentro do maranhão) - , o sucesso se deve também às doses de carinho acrescentadas às receitas. "Esse carinho fica por conta do nosso amigo e mestre cervejeiro, Marcel Pastore. Sempre animado, dançando ao som de boa música e amarradão para mexer as nossas panelas".

Você pode gostar
Comentários