Complexo de Gericinó, em Bangu - Tomaz Silva/Agência Brasi
Complexo de Gericinó, em BanguTomaz Silva/Agência Brasi
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu 16 viaturas para o transporte de presos, nesta quarta, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo a Seap, os veículos, que foram adquiridos com recursos do Fundo Penitenciário Nacional, irão auxiliar e dar celeridade às rotinas de transferências de presos, ao cumprimento das pautas judiciais e demais atividades operacionais nas 51 unidades da pasta.

O Depen informou que o valor de cada Furgão Cela adquirido é de R$ 181.297,00, totalizando um investimento de R$ 2.900.752,00 no sistema prisional fluminense.

A Seap revelou que entre os critérios técnicos para a seleção dos Estados para a doação está o número de estabelecimento penais, população carcerária e demanda indicada. Além do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Santa Catarina também receberam viaturas. Os veículos já estão com a identificação de Polícia Penal, conforme a Emenda Constitucional 104/2019, aprovada e promulgada pelo Congresso Nacional para a Polícia Penal Federal, Estaduais e Distrital.