Medidas de prevenção foram intensificadas - Divulgação
Medidas de prevenção foram intensificadasDivulgação
Por Maria Clara Matturo*

Com eixos de monitoramento controlados e regras rígidas de prevenção, o município de Volta Redonda começou, ontem, a retomada do comércio. A reabertura foi anunciada pelo prefeito Samuca Silva, em uma transmissão ao vivo, e é condicionada por fatores como o índice de leitos ocupados e a diminuição no aumento dos casos de covid-19. Entre os serviços permitidos estão os escritórios, apoios administrativos, atividades científicas e técnicas, bares, restaurantes e imobiliárias. 

Para manter as portas abertas, todos os espaços precisam disponibilizar álcool em gel, ter um cliente para cada 10m² de estabelecimento e manter todos os funcionários e clientes de máscara. "Estamos conseguindo reabrir as atividades, mas precisamos de atenção e que as medidas continuem", reforçou o prefeito.

Na avaliação das entidades empresariais de Volta Redonda, o movimento foi dentro do esperado. "Foram quase dois meses sem abrir. Agora, as pessoas precisam pagar, comprar e, por medo de fechar novamente, querem aproveitar enquanto está funcionando", afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), Gilson de Castro. Já o empresário Jonas Bertuci , que precisou dispensar sete dos 14 funcionários para manter os 57 dias de comércio fechado, afirmou: "O movimento foi baixo, se comparado aos dias antes da quarentena, mas é melhor do que ficar fechado". 

Como medida para viabilizar a retomada, a Prefeitura de Volta Redonda intensificou a fiscalização na cidade. "Com a reabertura, vamos ter tolerância zero com os descumprimento das medidas de prevenção e combate ao coronavírus", garantiu Samuca. Os eixos de monitoramento avaliados são: o número de casos suspeitos não aumentar em 5% por dois dias seguidos; a ocupação de leitos no CTI não ultrapassar 50%; e a ocupação de leitos no hospital de campanha não ultrapassar 60%. Na última semana, a retomada foi suspendida por conta da frequência dos dias com aumento maior que 5% no número de casos suspeitos.

Ontem, o município tinha 882 casos de coronavírus registrados, segundo informações da prefeitura.

 

Você pode gostar
Comentários