Witzel  - Philippe Lima/ Divulgação
Witzel Philippe Lima/ Divulgação
Por O Dia
Rio - O governador Wilson Witzel (PSC) exonerou, em edição extra do Diário Oficial desta quinta-feira, os secretários da casa Civil e de Fazenda, André Luis Dantas Ferreira e Luis Cláudio Rodrigues de Carvalho, respectivamente.

Para o lugar de André Ferreira, foi nomeado Raul Teixeira, e Guilherme Macedo Reis Mercês é o novo chefe da Fazenda estadual. As nomeações já estão em vigor.
O ex-secretário da Fazenda, Luiz Claudio, se manifestou, em nota, sobre a exoneração e afirmou que "servir à população" do Rio de Janeiro foi "um dos principais privilégios" da sua carreira. "Servir à população do Estado do Rio de Janeiro por 17 meses foi um dos principais privilégios da minha carreira profissional. É uma satisfação olhar para trás e perceber o legado de um trabalho honesto executado desde janeiro de 2019. Ter contribuído para o fortalecimento do Tesouro Estadual após um duro cenário de crise fiscal foi uma importante conquista", ressaltou. 
Publicidade
Ele também falou sobre as operações realizadas pela Receita Estadual. "Desde o início do ano passado, cerca de 100 operações foram promovidas pela Receita Estadual. Foram divulgados semanalmente todos os repasses do estado aos municípios, foi elaborada a projeção anual dos repasses às prefeituras fluminenses e houve aprimoramento da gestão fiscal do estado, o que permitiu o cumprimento de índices constitucionais em 2019", falou. E ressaltou que a gestão contábil ofereceu transferência para o cidadão fluminense.

"Ao lembrar os desafios de 2019, ressalto que todos os salários do funcionalismo público foram pagos em dia e houve antecipação em alguns meses devido ao incremento na receita tributária. O 13º salário dos servidores estaduais foi pago ainda no mês de novembro de 2019. Diante do bom resultado da gestão do ano passado, o funcionalismo público começou a receber, a partir de janeiro de 2020, a antecipação da metade do 13º salário no mês do aniversário. A medida teve que ser interrompida no mês de abril devido à crise fiscal provocada pela pandemia do novo coronavírus", afirmou.

Ele afirmou que deixa a secretaria sem qualquer atraso salaria do funcionalismo e desejou sorte ao novo secretário, Guilherme Mercês.