Alunos do projeto antes da quarentena - DIVULGAÇÃO/NUCLEP
Alunos do projeto antes da quarentenaDIVULGAÇÃO/NUCLEP
Por O Dia

"Um turbilhão de emoções tomou conta de mim no momento em que soube do meu resultado de desempenho em sala de aula e da oportunidade de contratação". A alegria de Aline do Carmo Guimarães, de 35 anos, moradora de Nova Iguaçu, é o resultado de um projeto da empresa Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep) que, junto com o Senac Campo Grande, na Zona Oeste, ofereceu o curso gratuito Assistente Administrativo, dentro do programa Senac de Gratuidade (PSG), de dezembro de 2019 a maio deste ano.

O projeto Extramuros, da Nuclep, situada em Itaguaí, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das comunidades do entorno, promovendo iniciativas nas áreas de educação profissional, geração de emprego, renda e outras ações voltadas para a promoção da cidadania. Aline, que estava desempregada, agora tem mais motivos para sorrir. Por ter se destacado ao longo do curso, ganhou a oportunidade de trabalhar na empresa Prática Gourmet, que atua na gestão de restaurantes em empresas e indústrias, e presta serviços para a Nuclep há cerca de dois anos.

"Ter a oportunidade de participar do Extramuros foi a experiência mais incrível da minha vida, aprendi muito nesse período de seis meses. Certamente foi um diferencial enorme podermos aprender todo o conteúdo disponibilizado pelo Senac, que nos ensina de forma prática como se estivéssemos em um ambiente de trabalho e dentro de uma empresa do padrão da Nuclep", afirma Aline, que se destacou em sala de aula e começará a trabalhar depois da quarentena. Além dela, outro aluno que teve bom rendimento será contratado após a pandemia.

De acordo com Manoel Lopes Neto, técnico industrial da Nuclep e coordenador do projeto Extramuros, a empresa também pretende oferecer vagas futuramente a outros estudantes que se destacaram entre os formandos. "Este curso se deve à união da Nuclep e do Senac RJ, por meio de seus projetos sociais Extramuros e PSG. Sinto orgulho por ver que as dificuldades desses alunos foram superadas com alegria, dedicação e muito comprometimento. Acredito que essa formação possa ser um degrau para levá-los ao topo de suas vidas profissionais", disse.

 

Formação sólida
Publicidade
Com duração aproximada de quatro meses, o curso Assistente Administrativo foi ministrado na empresa Nuclep, em Itaguaí, com aprendizado prático de instrutora do Senac Campo Grande. O foco foi o desenvolvimento das competências profissionais para atuação em atividades de apoio administrativo de uma organização. As aulas ensinaram a atuar como apoio operacional em diversas áreas, controlando a rotina administrativa, de pessoal, e a movimentação de bens patrimoniais, produtos e serviços. A formatura aconteceu na última terça-feira (27/5). Na quarentena, a transição para aulas virtuais foi bem tranquila e sem nenhum prejuízo ao conteúdo.
Publicidade
Educação de qualidade
O Programa Senac de Gratuidade oferece cursos de educação profissional a pessoas de baixa renda em busca oportunidades no mercado de trabalho. Para se candidatar às vagas é preciso comprovar renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Os interessados devem se inscrever no site e responder a um questionário socioeconômico. O regulamento completo do PSG está disponível em www.psg.senac.br. "Através da parceria com a Nuclep, o Senac pôde ampliar a abrangência de atuação e atender o município de Itaguaí. O principal objetivo da instituição é contribuir para a empregabilidade", explica Jacqueline Pires, gerente do Senac Campo Grande.
Publicidade
 
Você pode gostar
Comentários