A OS Iabas alega que a quantidade disponível de respiradores segue norma da Anvisa - DIVULGAÇÃO
A OS Iabas alega que a quantidade disponível de respiradores segue norma da AnvisaDIVULGAÇÃO
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio informou que nos primeiros dias do mês de junho abriu 251 leitos para pacientes com covid-19. No mês de maio, foram abertos 526 novos leitos dedicados a pessoas infectadas com o vírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde o início da pandemia foram 1.250 leitos exclusivos para o tratamento de coronavírus. 

A rotatividade dos leitos ocupados é gerada a partir de altas, óbitos e transferências para leitos de UTI que ficam à disposição das enfermarias de covid. Essas vagas são garantidas para casos em que o estado do paciente se agrava.

Transferência para leitos

Em toda a rede SUS (federal, estadual e municipal) da Região Metropolitana 1, que engloba a capital e municípios da Baixada Fluminense, 32 pessoas estão reguladas, com leitos garantidos e em processo de transferência para leitos de covid-19, deste total, 23 são para UTI. A pasta alega que o número de leitos é superior à demanda por vagas na rede SUS.
No entanto, a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 na rede SUS no município é de 90%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria para pacientes com suspeita de covid é de 55%.

Taxa de Ocupação SUS

Em toda a rede SUS na cidade do Rio, que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais, há 1.696 pacientes internados com suspeita de covid, sendo 667 em UTI.

Em unidades da rede municipal, há 681 pacientes internados. Deste total, 205 estão em UTIs municipais.