Restaurante Canto Alegre, uma tradicional casa portuguesa, ficou famoso pelos pratos feitos com bacalhau e frutos do mar  - Divulgação
Restaurante Canto Alegre, uma tradicional casa portuguesa, ficou famoso pelos pratos feitos com bacalhau e frutos do mar Divulgação
Por Marina Cardoso

Rio - Com a reabertura gradual das atividades econômicas na capital carioca, há uma série deexigências que os estabelecimentos de cada segmento adotarão no "novo normal" em meio à pandemia do coronavírus. Além das regras definidas para cada uma das seis fases da reabertura, a prefeitura do Rio publicou nesta quinta-feira no Diário Oficial diretrizes complementares às chamadas regras de ouro (que incluem a higienização frequente das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento de dois metros entre pessoas).

Nos restaurantes a recomendação é uso de cardápios virtuais e sempre que possível incentivar o agendamento prévio para reserva. Em cada mesa deve ser respeitada a ocupação de, no máximo, 50%. As mesas e cadeiras devem ser higienizadas (com direito a aviso por escrito) após a utilização de cada cliente. Todos os materiais usados pelo cliente devem ser limpos com álcool 70% entre um atendimento e outro, com limpeza a cada 3h no ambiente de maior circulação de pessoas.

Os self-services estão proibidos na pandemia. Os restaurantes devem ter lavatórios para higiene das mãos e dispensadores com álcool gel 70%. O bufê deve ter protetores salivares para garantir a proteção dos alimentos. Refeições devem ser levadas à mesa tampados. Temperos, em sachês ou em porções individuais. Talheres, embalados individualmente e limpos com detergente e água quente. É proibido o uso de guardanapos e toalhas de mesa de tecido na pandemia. Máquinas de cartão devem ser cobertas com filme plástico e limpadas a cada utilização.

Os quiosques de alimentação da orla só com funcionamento take-way, sem permissão do uso de cadeiras e mesas. Nos shoppings, restrições de poltronas e áreas de criança.

Banheiros, elevadores e provadores
Publicidade
Nas lojas, deve-se estabelecer controle de acesso aos elevador e na escada rolante. Provadores de roupas devem abolir o uso de cortinas de tecido.

Nas áreas públicas, é proibido o uso de equipamentos para atividades físicas e práticas de piquenique e comemorações. Nos pet shops, banhos e tosas deverão ser agendados. Nos drive-ins, estádios e arenas, o acesso deve ser limitado a duas pessoas por carro e agendamento virtual para uso do banheiro.
Você pode gostar
Comentários