Por O Dia

Frio, pandemia, crise econômica, falta de dinheiro, ausência de funcionários, afastamento de clientes, isolamento social... Nada disso fez o empresário Francisco José Moutinho Nunes desistir da sua sorveteria em Vargem Grande, um dos estabelecimentos mais queridos da Zona Oeste. Aberta em 2017, a Sorvete & Etc (Instagram @sorveteetcvg) segue na missão de alegrar os clientes atendendo em drive-thru, por delivery ou 'take away', quando o consumidor retira o produto na loja e leva para casa.

Antes da quarentena, eram mais de 30 sabores, servidos na casquinha ou no copinho. Os mais pedidos: romeu e julieta, torta alemã, de doce de leite, pistache, chocolates (belga, meio amargo, brownie e chocochips), e manga com gengibre. A linha zero açúcar da marca Itália, entre eles chocolate belga e morango, também são campeões. Por conta disso, durante a quarentena a sorveteria resolveu disponibilizá-los em embalagens de 500 ml e 1 litro, tudo devidamente higienizado.

O número de sabores caiu, por razões óbvias. "Estamos fazendo todo o possível para atravessar mais esse desafio. Tive que reduzir carga horária e também diminuir os custos com energia. Antes eram oito freezers ligados, agora apenas dois".

QUERIDINHO DA ZO

Apesar das dificuldades impostas pela quarentena, o negócio se mantém vivo. E não podia ser diferente. Com três anos de funcionamento, a Sorvete & Etc se tornou um ponto de encontro para famílias e amigos, virando um dos queridinhos do público. Antes da pandemia, até mesmo os pets tinham trânsito livre pela loja.

"O atendimento é muito bom, tem clima de família. Local agradável e gostoso pra bater papo, tomar sorvete de qualidade e cafezinho", comenta Adriana, moradora do bairro, que está temporariamente impossibilita de frequentar a sorveteria mas pode continuar se deliciando com os sorvetes no conforto do lar.

"Estou focado no delivery e na retirada na loja. Sei que ainda vai demorar um pouco para passar isso tudo, principalmente para normalizar, mas tenho fé de que vai passar e em breve estaremos atendendo do jeito que gostamos, do jeito que preparei a loja, para ser um local aconchegante, tanto para adultos como para as crianças", reforça o dono do estabelecimento, que foi convidado a participar do Polo Gastronômico de Vargem Grande logo no primeiro ano de funcionamento da Sorvete & Etc e, desde então, faz parte da diretoria do movimento.

ÁGUA NA BOCA

O cardápio da Sorvete & Etc é de deixar qualquer um salivando, em qualquer época do ano. Tem itens de marcas populares no Rio, como Sorvete Italia, Gelato Mix e Paletas Los Reis. Nos dias mais frios, a carta de cafés especiais vai muito bem. Mas o mais legal é que o expresso, preparado com grãos moídos na hora, vem acompanhado de uma dose de sorvete à escolha do cliente. "Tive a ideia de colocar sorvete no copo de água para as pessoas não precisarem adoçar o café. Antes servíamos com água com gás igual a todo mundo, mas eu me sentia incomodado com isso", diz Francisco, que recomenda para esta harmonização os sabores de doce de leite ou canela. 

As sobremesas já têm até fã clube. O petit gateau com sorvete de canela, por exemplo, é a paixão do mestre de jiu-jitsu José Roberto Camargo, morador do bairro. Tem também os churros com recheios de doce de leite e Nutella que fazem a alegria da criançada.

No verão, Francisco incluiu no cardápio sorvete para cachorros, o que causou um verdadeiro alvoroço na região, onde a maioria das pessoas possuem pets. 

Em dezembro do ano passado, em parceria com a marca Gelato Mix, desenvolveu um sorvete com o nome da região: 'Delícia das Vargens', que virou sensação. Uma mistura perfeita de sabores que lembram até o céu de outono no cair da tarde: laranja, pêssego e ganache de chocolate amargo, feito artesanalmente, com creme de leite fresco e livre de gordura hidrogenada.

Francisco faz quase tudo sozinho contando sempre com a ajuda da funcionária Cíntia, que, acredite, conhece os sabores preferidos de todos os clientes, principalmente os das crianças, e faz parte do time desde a abertura da loja. O simpático Deni é quem faz as entregas com total segurança.

Então, quer pedir o seu? A Sorvete & Etc está atendendo por drive-thru, take away ou delivery, terças e quartas de 13h30 às 18h, e, de quinta a domingo, de 12h às 18h. Entrega nas Vargens e Recreio. Cardápio pelo WhatsApp (21) 99718-5111.

Você pode gostar
Comentários