Por O Dia

Dados do Sistema de Informação Hospitalar de 15 de junho apontam que a taxa de ocupação nos quatro hospitais de campanha - Riocentro (municipal), Maracanã (estadual) e Parque dos Atletas e CER Leblon (geridos pelo setor privado) - é de 31,54%. Nas unidades públicas ainda há leitos bloqueados por falta de insumos, profissionais de saúde ou equipamentos (33 no Riocentro e 220 no Maracanã. 

O documento aponta que há 2.032 leitos bloqueados e 947 livres em todas as unidades públicas do Rio. Segundo o especialista em Saúde Pública, Daniel Soranz, os 62 pacientes internados no Hospital do Maracanã "poderiam ser transferidos para o Pedro Ernesto, com 112 leitos livres. No Riocentro, os 85 doentes poderiam ir para o Gazolla se fossem abertos 95 leitos fechados".   

A Secretaria Municipal de Saúde informou que não há a falta de leitos para a covid-19 e não pretende desmobilizar as estruturas para o acompanhamento da doença devido à retomada de atividades econômicas e porque não há avaliação para o fim da pandemia. A Secretaria de Estado de Saúde afirmou que abriu 1.429 leitos para covid-19 e o Hospital do Maracanã opera com a totalidade de leitos.

Você pode gostar
Comentários