Projeto Mangue & Tal ensinando a cuidar do planeta

Oficinas de sensibilização comandadas por Belle Provenzano buscam incentivar crianças e adultos a preservarem o meio ambiente

Por Danillo Pedrosa

Com o objetivo de ajudar a formar uma geração cada vez mais preocupada com a preservação da natureza, o Mangue & Tal, de Vargem Grande, tem ensinado jovens a tratar de forma cada vez melhor o meio ambiente. A ideia partiu de Belle Provenzano, educadora ambiental, dando continuidade a  uma longa trajetória de projeto ligados à sustentabilidade em outras instituições pelas quais passou. 

Além de técnica e educadora ambiental, Belle tem formação em gastronomia e une todo esses aprendizados para passar adiante suas lições. Dentre os trabalhos executados, estão projetos pedagógicos em creches e escolas (implementação de horta pedagógica, colônias de férias, oficinas) e o Projeto Mentoria, no Dicel Degase, que há dois anos oferece oficinas de sensibilização e educação ambiental com menores infratores em situação de reclusão. Além disso, ela atua ainda no projeto Monitorar/Inspirar, que trabalha a qualidade do ar e a educação ambiental nas escolas municipais. 

Durante a quarentena, Belle tem publicado vídeos no Instagram do Mangue & Tal (@manguetalbr) com conteúdo educativo, falando de assuntos como compostagem, reciclagem e a semana do meio ambiente. Ela ainda tem um programa de rádio (De bem com o meio ambiente), na rádioWeb Viva Rio Socioambiental.

Além das atividades relacionados ao Mangue & Tal, Belle tem parcerias com empresas e instituições, trabalhando em assuntos como: escolas nas vivências e sensibilizações ambientais, atividades de campo, ambiente corporativo com consciência e educação ambiental, flashing relax e projetos de compensações ambientais.

"Após a realização das oficinas e nossas atividades em geral, pode-se perceber que todos os indivíduos que compartilham essas experiências saem sensibilizados e despertos para seu pertencimento e missão no planeta em que vivemos", conta Belle.

Comentários