Em alguns postos do Dados do Bem, moradores podem realizar os testes rápidos por drive-thru. Só precisam mostrar um documento - divulgação
Em alguns postos do Dados do Bem, moradores podem realizar os testes rápidos por drive-thru. Só precisam mostrar um documentodivulgação
Por Danillo Pedrosa

A plataforma Dados do Bem divulgou nesta semana mais informações sobre o mapeamento da pandemia do novo coronavírus no Rio de Janeiro, e o cenário é preocupante para moradores do subúrbio, principalmente nas zonas Oeste e Norte, que têm os bairros com maior taxa de contaminação entre os testados pelo projeto. Os exames ocorrem na Barra da Tijuca, no estacionamento do shopping Via Parque, onde funciona um posto de testagem do aplicativo.

No top-9 de bairros com maior índice de contaminação, incluindo o município de Duque de Caxias, a região tem dois representantes: Pedra de Guaratiba (35,71%) e Senador Camará (35,04%), na terceira e sexta colocações, respectivamente. Barros Filho (54,09%), Engenheiro Leal (40%), Colégio (35,90%), Vaz Lobo (35,71%), Vila São José (35,71%), Guadalupe (33,33%) e Jardim Primavera (33,33%) completam a lista.

Com o objetivo de mapear a propagação da pandemia e os sintomas no Rio de Janeiro, principalmente na Região Metropolitana, o Dados do Bem, que está em operação desde o dia 28 de abril, foi responsável pela testagem de 24.485 pessoas até a última segunda-feira. No total, 14% delas testou positivo para a covid-19. O projeto, porém, não se trata de uma tentativa de testagem em massa da população.

"Desde o começo o foco é a análise de dados para entender a disseminação do vírus, formas de contágio e formação de clusters (grupos). Ao longo das semanas de operação temos conseguido enxergar esse mapa de distribuição da covid-19 nos lugares em que o Dados do Bem está atuando", diz Fernando Bozza, coordenador do projeto, médico e pesquisador do Idor e da Fiocruz, responsável pelo algoritmo e análise dos dados.

Embora nem todos que baixarem o aplicativo sejam testados - pelo contrário, a menor parte deles é testada -, é importante responder o questionário disponibilizado para quem usar. A partir dele, o projeto consegue mapear os locais com maior probabilidade de alta contaminação.

"É importante ressaltar que mesmo aqueles que não são testados estão contribuindo para a geração desses dados de inteligência e, por isso, é de extrema importância que as pessoas continuem baixando o aplicativo e preenchendo a autoavaliação. Assim conseguiremos ter ainda mais dados populacionais", completa Fernando.

Panorama nos municípios
Publicidade
Já entre os municípios, o Rio de Janeiro aparece apenas na décima colocação em relação ao índice de contaminação, mas a taxa ainda é alta: 15,44% dos testados tiveram resultado positivo para a covid-19. É na Baixada Fluminense, porém, que o avanço do novo coronavírus gera mais preocupação.
No top-10 de municípios referente à taxa de contaminação, oito são da Baixada: Queimados (33,33%), Belford Roxo (28,13%), Magé (25,71%), Nilópolis (25%), Duque de Caxias (22,98%), São João de Meriti (21,72%), Nova Iguaçu (19,41%) e Mesquita (18,39%). Apenas São Gonçalo (25,37%) e Rio de Janeiro (15,44%) não fazem parte da região.
Publicidade
Até o momento, mais de 320 mil pessoas fizeram o download na cidade do Rio de Janeiro, mas 'apenas' 225.996 pessoas finalizaram o processo de autoavaliação. De todas que preencheram o questionário, 24.485 foram testadas até a última segunda-feira e, dessas, 14% (3.394) tiveram resultado positivo para a covid-19.
Já em Niterói, mais de 30 mil moradores baixaram o aplicativo e responderam o questionário, 4.189 foram testados e 166 estavam infectados pelo novo coronavírus.
Publicidade
Como funciona o aplicativo
Publicidade
Parceria do Intituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, o aplicativo Dados do Bem está disponível para download nas plataformas android e iOS. Nele, o interessado deve responder um questionário anônimo sobre seu estado de saúde e a respeito de sintomas. 
Caso as respostas indiquem alta probabilidade de contaminação pelo novo coronavírus, o indivíduo pode ser chamado para realizar um teste em um dos postos - Barra da Tijuca (estacionamento do shopping Via Parque), Niterói ou Duque de Caxias. Se o resultado do exame for positivo, até cinco pessoas próximas podem ser indicadas para responder o questionário e ter prioridade na escolha para realizar um teste. 
Publicidade
Você pode gostar
Comentários