Cidade do Rio é premiada em sustentabilidade

Concedido pela ONG WWF, prêmio reconhece ações contra mudanças climáticas

Por Gabriel Sobreira

Bondinho Pão de Açúcar
Bondinho Pão de Açúcar -

A cidade do Rio foi a vencedora na categoria nacional do Desafio das Cidades pelo Planeta. Concedido pela ONG WWF, em parceria com o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), o título internacional tem como objetivo incentivar e reconhecer os governos locais em busca de um futuro mais sustentável. O Rio foi destaque na qualidade dos dados sobre mudanças climáticas reportados na plataforma pública pela qual os municípios foram avaliados.

Além da Cidade Maravilhosa, Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE) também foram finalistas. A temática está alinhada com o Rio Capital Mundial da Arquitetura, que, previsto para 2020, foi adiado, devido à pandemia do coronavírus, para julho de 2021.

"O prêmio mostra o compromisso da cidade do Rio de Janeiro com o meio ambiente e com discussões relevantes em nível mundial. Os governos locais são de extrema importância para o exercício da política comprometida com a cidadania, posto que é na cidade que o cidadão vivência sua existência", afirmou Paulo Cesar Amêndola, presidente do Instituto Pereira Passos (IPP).

O órgão é responsável por gerir o Sistema de Monitoramento das Mudanças Climáticas, que coleta e analisa dados necessários para o planejamento, implementação e monitoramento de ações de enfrentamento à mudança do clima no município. 

O Rio já concorre a outro prêmio também do WWF ao participar da campanha We Love Cities. Esta é uma votação popular que reconhece entre as finalistas de cada país participante aquela com melhores exemplos e ações rumo a uma Economia de baixo carbono.

"Premiações resultantes do reporte de dados climáticos mostram a importância de um órgão como o IPP no âmbito municipal. Fica claro o valor da nossa política de transparência da informação e de reporte através de plataformas públicas, como nosso próprio DATA.RIO e o CDP", completou Felipe Mandarino, coordenador de Informações da Cidade do IPP.

Galeria de Fotos

Bondinho Pão de Açúcar Divulgação
Felipe Mandarino, coordenador de Informações da Cidade do Instituto Pereira Passos: "Premiação é resultante do reporte de dados climáticos" Reprodução

Comentários