Ação quer promover maior campanha de testes para a covid-19 do país - Divulgação
Ação quer promover maior campanha de testes para a covid-19 do paísDivulgação
Por Danillo Pedrosa

O Rio de Janeiro ganhou um grande aliado no combate à covid-19. Desde semana passada, o 'Movimento #2em2', campanha sem fins lucrativos de testes de anticorpos do novo coronavírus, passou a atuar também na capital carioca, mais precisamente no estacionamento do shopping VillageMall, na Barra da Tijuca. O projeto é realizado pela clínica popular Alba Saúde, ao lado de alguns parceiros, e envolve vendas e doações dos kits de testagem.

A cada teste vendido pela iniciativa, outro será doado para hospitais públicos e filantrópicos, ajudando quem mais precisa ter acesso a um diagnóstico - vale ressaltar, porém, que o teste não indica a presença do coronavírus no corpo, mas sim do anticorpo relativo a ele, indicando se a pessoa já teve contato com o vírus. No Rio, o projeto ainda é novidade, mas um sucesso em São Paulo. Por lá, mais de duas mil pessoas foram testadas até o início da semana passada.

"Fazer parte do 'Movimento #2em2' reforça nosso cuidado com a população carioca. Precisamos combater juntos essa pandemia e a testagem em massa se mostrou, em diversos países, uma das ações de melhor resultado no controle da covid 19", informa Paulo Granato, sócio-fundador da Alba Saúde.

Os testes serão comercializados pelo aplicativo Rappi, no valor de R$ 251 por unidade. A coleta do material será feita por médicos da Alba Saúde em sistema de drive-thru no shopping ViillageMall, na Barra, ou no Shopping Leblon, na Zona Sul.

Já a distribuição dos testes doados a hospitais públicos e instituições filantrópicas será realizada pela ONG Renovatio, com o objetivo de ajudar a testar o maior número de pessoas no país.

"O 'Movimento #2em2' está comprometido em levar auxílio à população e informações para os órgãos de saúde lidarem com a pandemia. Iniciar a campanha no Rio de Janeiro nos dá ainda mais certeza de que estamos no caminho certo e do quanto a ampliação da testagem é necessária. Nós da Renovatio vamos garantir que os testes cheguem aos hospitais que mais precisam", destaca Ralf Toenjes, presidente da ONG Renovatio.

Você pode gostar
Comentários