A Prefeitura do Rio anunciou, ontem, que salões de beleza dentro de shoppings já podem abrir, desde que adotadas todas as medidas de segurança para evitar a transmissão do novo coronavírus. Mas para os 62 mil pequenos negócios dedicados ao segmento de Beleza e Estética no estado do Rio, a situação ainda é delicada: eles estão fechados desde meados de março, quando iniciou a quarentena.
Para dar um alívio a esses profissionais, o Grupo Alfaparf lança a campanha #apoieabeleza, que reúne diversas iniciativas de apoio aos trabalhadores do setor neste período de retomada. Em paralelo, a Alfaparf produziu álcool em gel para doar para hospitais públicos, associações comunitárias e ONGS. Serão entregues um total de 20 mil unidades no município do Rio de Janeiro.
A ideia surgiu devido ao novo panorama causado pela covid-19, no qual o mercado teve que se adaptar às diversas medidas impostas pelo Governo e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dentre elas a determinação para o fechamento de salões de beleza em todo Brasil. Essa medida provocou uma diminuição quase que total nos serviços de beleza e, em consequência disso, na compra e também na produção de produtos destinados a profissionais. Mesmo com as alternativas de e-commerce, B2B e B2C, como é o caso da Alfaparf, é preciso se reinventar e inovar imediatamente.
"A campanha digital tem o objetivo de atingir o maior número de profissionais envolvidos no setor da beleza, sejam eles cabeleireiros, donos de salões, lojistas, marcas e indústrias, formando uma grande rede de apoio e solidariedade. Além disso, também é muito gratificante para a marca contribuir de alguma maneira com o município do Rio de Janeiro, onde a Alfaparf mantém sua fábrica", conta Julia Alves, diretora de Marketing da divisão profissional do Grupo Alfaparf.
O grupo italiano lançou vídeos-pílulas, posts e lives com seus embaixadores e educadores das marcas da divisão profissional, Alfaparf Milano e Yellow, nas mídias digitais com conteúdo semanal, onde o foco é em educação, seja técnica, artística ou gerencial, além de estimular a interação dos seguidores.
"O projeto digital tem dado certo e sem dúvida vamos manter e evoluir com isso após a pandemia. Mas além disso, precisávamos de outras iniciativas que falassem mais diretamente com nossos clientes, fiéis à nossa marca há tanto tempo, pois sabemos que o retorno ao trabalho não será tarefa fácil", complementa Julia Alves.